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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Suely Ferreira dosen_US
dc.contributor.authorCampinas, Lúcia de Lourdes Souza Leiteen_US
dc.contributor.authorSartori, Jaqueline Alves Lopesen_US
dc.date.accessioned2024-11-19T17:52:03Z-
dc.date.available2024-11-19T17:52:03Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSANTOS, Suely Ferreira dos; CAMPINAS, Lúcia de Lourdes Souza Leite; SARTORI, Jaqueline Alves Lopes. A afetividade como ferramenta na adesão às orientações sobre educação em saúde bucal na saúde da família. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.34, n.1 , p. 109-119, jan./mar. 2010.en_US
dc.identifier.issn1980-3990-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2206-
dc.description.abstractA educação em Saúde Bucal tem relação direta com os motivos que levam as pessoas a não modificarem seus hábitos de higiene bucal, ou terem dificuldade em incorporá-los no seu cotidiano, sendo que estes conhecimentos são de fácil transmissão ) pela equipe de saúde bucal, mas nem sempre incorporados pelos pacientes. O trabalho objetivou estudar a afetividade como estratégia a ser utilizada na educação em saúde bucal, a fim de provocar mudanças deixando para trás a insegurança e acomodação. A metodologia foi embasada por pesquisa bibliográfica integrativa. Acreditamos que se nosso objetivo como profissionais de odontologia é termos melhores condições de saúde e diminuirmos o elevado índice de cárie e perdas dentais, a educação em saúde deve ser significativa ao paciente. Ouvimos sempre que educação e saúde deveriam caminhar juntas, mas como colocar em prática esta ação? O histórico dos levantamentos epidemiológicos realizados em nosso país nos traz quadros de contrastes e poucas melhorias de qualidade sobre alguns aspectos da saúde bucal. Os índices das pesquisas nos fazem refletir que a situação da condição bucal na população ainda é sofrível e que as mudanças são lentas. A mudança deverá iniciar na formação profissional do cirurgião-dentista, auxiliar e técnico em saúde bucal (CD, ASB E TSB, respectivamente), que seguem um modelo onde o desenvolvimento das habilidades manuais dos profissionais e procedimentos clínicos, tem seu foco principal. Para alterar este panorama precisamos atuar de maneira mais simples e efetiva. Orientações sobre higiene, alimentação e hábitos podem ser transmitidas por todos os membros da equipe de saúde bucal através dos conhecimentos técnicos aliados a nova ferramenta: Comunicação com Afetividade. Devemos sempre em qualquer comunicação buscar a compreensão do universo do indivíduo que tem seus próprios valores, suas motivações, e suas experiências. Não reverteremos a triste situação em que se encontra a saúde bucal brasileira se continuarmos com velhas técnicas sem considerar afetividade como uma estratégia.en_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.relation.ispartofO Mundo a Saúdeen_US
dc.subjectPolíticas públicasen_US
dc.subjectEducação em saúdeen_US
dc.subjectAfetividadeen_US
dc.titleA afetividade como ferramenta na adesão às orientações sobre educação em saúde bucal na saúde da famíliaen_US
dc.title.alternativeAffectivity as a tool in the adhesion to guidelines on education in oral health in the family health programen_US
dc.title.alternativeAfectividad como herramienta en la adherencia a las directrices sobre la educación en salud oral en el programa salud de la familiaen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
dc.identifier.doi10.15343/0104-7809.20101109119-
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