Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2169
Título: Condrodisplasia punctata ligada ao cromossomo X tipo 1 (CDPX1): relato de caso com fenótipo atípico
Título(s) alternativo(s): X-linked chondrodysplasia punctata type 1 (CDPX1) - case report with atypical phenotype
Autor(es): Toda, Ana Clara Sueno
Pontes, Milena Franco de
Miguel, Laura de Paula
Diniz, Maria Julia Calheiros Santos
Canedo, João Victor Riposati
Salmona, Patricia
Colares Neto, Guido de Paula
Palavras-chave: Genética
Condrodisplasia punctata
Criança
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: TODA, Ana Clara Sueno et al. Condrodisplasia punctata ligada ao cromossomo X tipo 1 (CDPX1): relato de caso com fenótipo atípico. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 48, n. 1, jan./dez. 2024.
Resumo: A condrodisplasia punctata (CDP) é um grupo de displasias ósseas caracterizadas por calcificações puntiformes nas cartilagens, principalmente epifisárias. Entre as várias formas de CDP, a ligada ao X é rara e foi descrita em 50 pacientes do sexo masculino na literatura. O objetivo deste estudo é descrever um caso atípico de CDPX1 e compará-lo com a literatura prévia. Pré-escolar, sexo masculino, quatro anos, nascido a termo, pequeno para a idade gestacional e sem casos semelhantes na família. Ele evoluiu com baixa estatura desproporcionada, eutrofia, escoliose cervical e dorsal com pectus carinatum, assimetria discreta em membros inferiores, hipertelorismo ocular com esclera azul-acinzentada e queda de cabelo. Não apresentou fraturas ou dores ósseas e teve desenvolvimento neuropsicomotor adequado para a idade. Os exames não mostraram alterações no perfil osteometabólico nem nos hormônios hipofisários. O cariótipo foi 46,XY e o painel genético para displasias esqueléticas mostrou uma variante patogênica em hemizigose no gene ARSL (Arylsulfatase L) chrX:2.934.859 C>T (p.Trp581* ENST00000381134) com diagnóstico de condrodisplasia punctata ligada ao cromossomo X do tipo 1. A CDPX1 está diretamente relacionada à deficiência da atividade da enzima ARSL, o que pode resultar em alterações de desenvolvimento neuropsicomotor, perda auditiva e episódios de insuficiência respiratória. No entanto, estas características não foram apresentadas pelo probando. Assim, o probando apresenta uma forma mais branda de CDPX1. O diagnóstico precoce de displasias esqueléticas como a CDPX1 é importante para o acompanhamento ambulatorial adequado, aconselhamento familiar e prevenção do desenvolvimento de comorbidades a longo prazo.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2169
ISSN: 1980-3990
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Condrodisplasia punctata ligada ao cromossomo X tipo 1 (CDPX1) - relato de caso com fenótipo atípico.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.