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Título: Redes sociais e insatisfação com a imagem corporal em estudantes da área da saúde
Título(s) alternativo(s): Social networks and dissatisfaction with body image among healthcare students
Autor(es): Santos, Bianca Soares dos
Fernandes, Nathália Dalla Vecchia
Masquio, Deborah Cristina Landi
Palavras-chave: Imagem corporal
Aparência física
Rede social
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SANTOS, Bianca Soares dos; FERNANDES, Nathália Dalla Vecchia; MASQUIO, Deborah Cristina Landi. Redes sociais e insatisfação com a imagem corporal em estudantes da área da saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.47, n.1, jan./dez. 2023.
Resumo: A insatisfação com a imagem corporal é um importante fator relacionado à transtornos alimentares. Nota-se que as redes sociais divulgam continuamente o corpo magro e musculoso, o que contribuiu para a internalização do corpo ideal. Entretanto, precisa ser melhor esclarecida a influência das redes sociais sobre a insatisfação com a imagem corporal em universitários da saúde. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a insatisfação com a imagem corporal e o uso de redes sociais em estudantes de graduação da área da saúde. Realizou-se pesquisa transversal, com coleta de dados online pela plataforma Google Forms®. A amostra foi composta por 203 estudantes da área da saúde, na faixa etária entre 18 e 40 anos. Aplicou-se o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) para avaliar a insatisfação com a imagem corporal. A influência das redes sociais sobre estilo de vida e foi investigada pelo escore gerado pela somatória de seis questões, com respostas em escala Likert. Foram coletadas informações socioeconômicas, peso e altura autoreferidos. A análise estatística foi realizada pelo software JAMOVI, considerando-se o nível de significância p=0,05. O escore de insatisfação com a imagem corporal foi significativamente superior nas mulheres, de maneira que se verificou que 65,4% delas apresentam algum grau de insatisfação. O IMC, número de redes sociais acessadas e o escore total de influência da mídia associaram-se positivamente à insatisfação com a imagem corporal. Conclui-se que a insatisfação com a imagem corporal se associou ao IMC, número de redes sociais
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