Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2133
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Juliana Guisardi | en_US |
dc.contributor.author | Campinas, Lúcia de Lourdes Souza Leite | en_US |
dc.contributor.author | Martines, Wânia Regina Veiga | en_US |
dc.contributor.author | Chueiri, Patricia Sampaio | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T17:41:53Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T17:41:53Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, Juliana Guisardi et al. Integração Academia, Serviço e Comunidade: um relato de experiência do curso de graduação em medicina na atenção básica no município de São Paulo. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 99-107, jan./mar. 2009. | en_US |
dc.identifier.issn | 1980-3990 | - |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2133 | - |
dc.description.abstract | Uma nova forma de conceber o processo ensino-aprendizagem nas profissões da saúde no curso de graduação em medicina, tem ganhado espaço no país, nos últimos anos, e estimulado a implantação de diversas políticas de ensino, bem como iniciativas de instituições de ensino superior e do controle social em saúde. Tais ações costumam fundamentar na necessidade de mudanças no processo ensino-aprendizagem diante da incapacidade do setor em resolver a grande parcela dos agravos que incidem sobre a população. O estabelecimento de parcerias entre profissionais de saúde, instituições de ensino e comunidade, tem sido apontado pela literatura como importante estratégia para facilitar a construção do conhecimento a partir da reflexão crítica da realidade, da articulação entre teoria e prática e da integralidade da atenção. A disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo tem por objetivo a formação de um profissional médico capacitado a atuar no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, guardando coerência com o perfil epidemiológico da população, promovendo a saúde integral do ser humano. Este estudo tem como objetivo relatar a implantação do ensino prático dessa disciplina em Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, e as atividades propostas aos alunos para o alcance da articulação teórico-prática em torno da concepção ampliada do processo saúde-doença na atenção básica à saúde, assim como do trabalho interdisciplinar. | en_US |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | en_US |
dc.relation.ispartof | O Mundo da Saúde | en_US |
dc.subject | Educação de graduação em medicina | en_US |
dc.subject | Atenção primária à saúde | en_US |
dc.subject | Prática profissional | en_US |
dc.title | Integração Academia, Serviço e Comunidade: um relato de experiência do curso de graduação em medicina na atenção básica no município de São Paulo | en_US |
dc.title.alternative | Integration University, Service and Community: a report of an experience of the undergraduate medical course in basic assistance in the city of São Paulo | en_US |
dc.type | artigo | en_US |
dc.identifier.doi | 10.15343/0104-7809.200933.1.14 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliana Guisardi Pereira - Integração Academia, Serviço e Comunidade - um relato de experiência do curso de graduação em medicina na atenção básica no município de São Paulo.pdf | 111.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.