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Título: Integração Academia, Serviço e Comunidade: um relato de experiência do curso de graduação em medicina na atenção básica no município de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Integration University, Service and Community: a report of an experience of the undergraduate medical course in basic assistance in the city of São Paulo
Autor(es): Pereira, Juliana Guisardi
Campinas, Lúcia de Lourdes Souza Leite
Martines, Wânia Regina Veiga
Chueiri, Patricia Sampaio
Palavras-chave: Educação de graduação em medicina
Atenção primária à saúde
Prática profissional
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: Pereira, Juliana Guisardi et al. Integração Academia, Serviço e Comunidade: um relato de experiência do curso de graduação em medicina na atenção básica no município de São Paulo. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 99-107, jan./mar. 2009.
Resumo: Uma nova forma de conceber o processo ensino-aprendizagem nas profissões da saúde no curso de graduação em medicina, tem ganhado espaço no país, nos últimos anos, e estimulado a implantação de diversas políticas de ensino, bem como iniciativas de instituições de ensino superior e do controle social em saúde. Tais ações costumam fundamentar na necessidade de mudanças no processo ensino-aprendizagem diante da incapacidade do setor em resolver a grande parcela dos agravos que incidem sobre a população. O estabelecimento de parcerias entre profissionais de saúde, instituições de ensino e comunidade, tem sido apontado pela literatura como importante estratégia para facilitar a construção do conhecimento a partir da reflexão crítica da realidade, da articulação entre teoria e prática e da integralidade da atenção. A disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo tem por objetivo a formação de um profissional médico capacitado a atuar no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, guardando coerência com o perfil epidemiológico da população, promovendo a saúde integral do ser humano. Este estudo tem como objetivo relatar a implantação do ensino prático dessa disciplina em Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, e as atividades propostas aos alunos para o alcance da articulação teórico-prática em torno da concepção ampliada do processo saúde-doença na atenção básica à saúde, assim como do trabalho interdisciplinar.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2133
ISSN: 1980-3990
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