Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2130
Título: Banco de encéfalos humanos: uma ferramenta importante para o estudo do envelhecimento cerebral
Título(s) alternativo(s): Bank of human encephala: an important tool for the study of brain aging
Autor(es): Ferretti , Renata Eloah de Lucena
Pasqualucci, Carlos Augusto Gonçalves
Grinberg, Lea Tenenholz
Nitrini, Ricardo
Leite, Renata Elena Paraíso
Jacob Filho, Wilson
Palavras-chave: Encéfalo
Bancos de tecidos
Envelhecimento
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: FERRETTI, Renata Eloah de Lucena et al. Banco de encéfalos humanos: uma ferramenta importante para o estudo do envelhecimento cerebral. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 89-98, jan./mar. 2009.
Resumo: Para o melhor entendimento dos processos relacionados a senescência e à senilidade cerebral, o estudo do tecido cerebral é mandatório, tanto nos seus aspectos macroscópicos quanto microscópicos, sobretudo quando os dados encontrados na análise anátomo – patológica podem ser correlacionados com as condições clínico – funcionais dos indivíduos. De modo a propiciar ferramentas para o estudo do envelhecimento cerebral, foi criado o Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da FMUSP (BEHGEEC), em 2003. O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência do GEEC na criação e implementação de um banco de encéfalos humanos com fins de ensino e pesquisa e para tanto, relata a experiência do GEEC desde sua criação até seu funcionamento, apontando os procedimentos de coleta e processamento dos casos incluídos e suas rotinas de estudo, ensino e pesquisa.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2130
ISSN: 1980-3990
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.