Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2109
Título: Dietary calcium intake in Brazilian preschoolers and schoolchhildren: review of the literature
Título(s) alternativo(s): Ingesta de cálcio dietético em pré-escolares e escolares brasileiros: revisão da literatura
Autor(es): Galvão, Rodrigo André
Pavona, Bruna
Morán, Maria Carolina Brandão
Barbina, Maria Victória Costa
Martimbianco, Ana Luiza Cabrera
Colares Neto, Guido de Paula
Palavras-chave: Cálcio da dieta - Brasil
Criança
Laticínios
Data do documento: 2023
Editor: Sociedade de Pediatria de São Paulo
Citação: Galvão, Rodrigo André, et al. “Dietary calcium intake in Brazilian preschoolers and schoolchhildren: review of the literature”. Revista Paulista de Pediatria, vol. 41, 2023, p. e2021253. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1590/1984-0462/2023/41/2021253.
Resumo: Objetivo: Mapear e sintetizar as evidências sobre a adequação do consumo de cálcio dietético e laticínios em crianças brasileiras pré-escolares e escolares.Fontes de dados: As buscas pelas evidências foram realizadas nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline, via PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs, via Biblioteca Virtual em Saúde — BVS), sem restrição de data ou idioma de publicação. Foram incluídos estudos experimentais ou observacionais que avaliaram crianças brasileiras saudáveis com idade entre dois e 12 anos incompletos. Síntese dos dados: Foram incluídos 18 estudos. Sete de 11 estudos (63,6%) identificaram valores médios da ingesta de cálcio dietético abaixo do recomendado para a idade, principalmente em escolares, com a progressão da faixa etária. Entre os pré-escolares, estudos com pesagem direta dos alimentos apresentaram maiores valores médios de cálcio dietético ingerido comparados aos obtidos com recordatório alimentar. Crianças frequentadoras de creches públicas em regime de meio período tiveram a maior inadequação da ingesta de cálcio. A ingesta de leite e derivados foi menor entre as crianças com idade mais avançada, principalmente em escolares. Conclusões: A inadequação da ingesta de cálcio dietético parece ser prevalente no Brasil, principalmente em escolares. Sendo assim, a avaliação da ingestão de leite e derivados é um ponto a ser observado para a realização de ações corretivas nessa faixa etária.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2109
ISSN: 1984-0462
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.