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dc.contributor.authorSouza, Andréa deen_US
dc.contributor.authorOda, Adriana Leicoen_US
dc.date.accessioned2024-09-11T14:35:50Z-
dc.date.available2024-09-11T14:35:50Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSOUZA, Andrea de; ODA, Adriana Leico. A importância do levantamento de queixas de idosos institucionalizados durante a entrevista para o planejamento da reabilitação fonoaudiológica. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 157-169, abr./jun. 2008.en_US
dc.identifier.issn1980-3990-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2004-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi caracterizar as queixas relatadas por idosos institucionalizados durante entrevista fonoaudiológica, ressaltando a sua importância para o processo de reabilitação. Foram avaliados 28 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPIs), filantrópica, localizada no Município de Santo André-SP, sendo 18 (64,3%) do sexo masculino e 10 (35,7%) do sexo feminino; com idade média de 66,86 (+/- 0.95) anos. A obtenção de dados foi realizada pelo levantamento de queixas fonoaudiológicas, feita por meio de entrevista, auxiliada por um questionário que contemplou informações sobre dados pessoais, queixas referentes à saúde geral, audição, voz, fala, alimentação, linguagem e cognição. Foram encontradas queixas fonoaudiológicas referentes à cognição (96,4%), linguagem (78,6%), motricidade oral / alimentação (53,6%), audição (46,4%), voz (35,7%) e fala (3,6%), podendo estar vinculadas ao envelhecimento ou a patologias. Para diferenciá-las, o fonoaudiólogo proporcionará apoio em diagnóstico, tratamento e reabilitação. As entrevistas revelaram um alto índice de queixas fonoaudiológicas de idosos institucionalizados, havendo necessidade do profissional configurá-la como um espaço de escuta e acolhimento ao paciente, possibilitando, durante toda a reabilitação, confiança e credibilidade no profissional que agora, após escutar, irá direcionar o foco terapêutico, construindo um planejamento individualizado ao quadro clínico e moldado pelos interesses e necessidades do paciente.en_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.relation.ispartofO Mundo da Saúdeen_US
dc.subjectIdosoen_US
dc.subjectReabilitaçãoen_US
dc.subjectInstituição de longa permanência para idososen_US
dc.titleA importância do levantamento de queixas de idosos institucionalizados durante a entrevista para o planejamento da reabilitação fonoaudiológicaen_US
dc.title.alternativeThe importance of collecting complaints of institutionalized old people during the interview for planning phonoaudiological rehabilitationen_US
dc.typeartigoen_US
dc.identifier.doi10.15343/0104-7809.200832.2.5-
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