Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1998
Título: Prevenção relacionada à exposição ocupacional do profissional de saúde no cenário de COVID-19
Título(s) alternativo(s): Prevention related to the occupational exposure of health professionals workers in the COVID-19 scenario
Prevención relacionada cone la exposición ocupacional de profesionales de la salud en el escenario COVID-19
Autor(es): Gallasch, Cristiane Helena
Cunha, Márcia Lima da
PereiraI, Larissia Admá de Souza
Silva-Junior, João Silvestre
Palavras-chave: Epidemias
Saúde pública
Saúde ocupacional
Riscos ocupacionais
Contenção de riscos biológicos
Data do documento: 2020
Editor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Citação: Gallasch, Cristiane Helena, et al. “Prevenção relacionada à exposição ocupacional do profissional de saúde no cenário de COVID-19”. Revista Enfermagem UERJ, vol. 28, abril de 2020, p. e49596. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.49596.
Resumo: Objetivo: descrever as principais recomendações sobre ações de prevenção de contágio relacionadas à exposição ocupacional dos profissionais de saúde atuantes frente à COVID-19, disponíveis até março de 2020. Conteúdo: A atual pandemia da doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 tem transmissão favorecida pelo contato próximo e desprotegido com secreções ou excreções de pacientes infectados, principalmente por meio de gotículas salivares. Práticas organizacionais de prevenção devem ser previstas antes da chegada do paciente ao serviço de saúde, reduzindo o fluxo de atendimento, no primeiro atendimento e durante as ações assistenciais, para minimizar a exposição ocupacional ao agente biológico. Profissionais de saúde classificados como grupo de risco devem ser afastados de atividades de risco de contaminação. Aqueles contaminados ou adoecidos devem permanecer em quarentena para minimizar a propagação da COVID-19. Considerações finais: os cuidados para prevenção de contaminação de trabalhadores nesta pandemia pelo novo coronavírus devem ser priorizados, evitando impactos negativos na assistência à população que busca atendimento nos serviços de saúde.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1998
ISSN: 0104-3552
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.