Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1969
Título: Autonomia do paciente com doença renal crônica em tratamento hemodialítico: a aceitação como fator decisório
Título(s) alternativo(s): Autonomy of patients with chronic renal disease on hemodialysis: acceptance as a decisive factor for compliance with the treatment
AutonomÌa del paciente con enfermedad renal crónica en tratamiento de hemodiálisis: la aceptación como factor decisivo
Autor(es): Araujo, Elizete Sampaio
Pereira, Luciane Lucio
Palavras-chave: Autonomia pessoal
Diálise renal
Insuficiência renal crônica
Data do documento: 2009
Editor: Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
Citação: Araujo, Elizete Sampaio, et al. “Autonomia do paciente com doença renal crônica em tratamento hemodialítico: a aceitação como fator decisório”. Acta Paulista de Enfermagem, vol. 22, no spe1, 2009, p. 509–14. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000800011.
Resumo: Objetivo: Analisar a autonomia vivenciada pelo paciente portador de doença renal crônica em tratamento hemodialítico. Métodos: Pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida em uma clínica satélite, localizada na Grande São Paulo - SP. Foram entrevistados 11 pacientes em tratamento hemodialítico. O referencial metodológico apoiado em Bardin, foi a análise de conteúdo e surgiu a categoria aceitação com suas subcategorias: obediência e conformação. Resultados: Segundo relatos, a obediência ao tratamento significa a manutenção da vida. A aceitação do tratamento hemodialítico parece ser uma questão de conformação que se relaciona, em especial, com o fato do paciente sentir-se sem opções de escolhas referentes ‡ terapêutica. Conclusão: A aceitação como processo de obediência e conformação apresenta-se como a única opção para a sobrevivência do portador dessa doença. É importante que o paciente conheça sua doença e a terapêutica ofertada, pois, assim poder· se fazer sujeito em seu tratamento, exercendo sua autonomia, apesar de sua fragilidade.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1969
ISSN: 1982-0194
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.