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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1962
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bartalotti, Celina Camargo | en_US |
dc.contributor.author | Yonezaki, Cristiane | en_US |
dc.contributor.author | Nascimento, Vanessa do | en_US |
dc.contributor.author | Correa, Marina Bradaschia | en_US |
dc.contributor.author | Almeida, Renata Mariana Custódio Manoel*Zaghetto de | en_US |
dc.contributor.author | Manoel, Mariana Custódio | en_US |
dc.contributor.author | Carvalho, Mariana Guedes de | en_US |
dc.contributor.author | Alvarez, Ana Paulo F. O. | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T11:34:55Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05T11:34:55Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | BARTALOTTI, Celina Camargo et al. Concepções de profissionais de educação e saúde sobre educação inclusiva: reflexões para uma prática transformadora. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 32, n. 2, p.124-130, abr./jun. 2008. | en_US |
dc.identifier.issn | 1980-3990 | - |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1962 | - |
dc.description.abstract | A Inclusão de pessoas com deficiências tem sido tema de discussões e estudos, particularmente no campo da Educação, frente à realidade legal que garante a essa parcela da população o direito de frequentar escolas regulares, independente de suas peculiaridades. Para a melhor compreensão desse campo, delineia-se essa pesquisa, que teve por objetivo apreender concepções de educação inclusiva de profissionais de educação e saúde, para levantar indicativos de ações favorecedoras da construção de uma escola para a diversidade. Teve como sujeitos 90 educadores atuantes em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, da rede pública e particular de ensino, e 50 profissionais da saúde (terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, psicólogos) que têm atuação ligada a pessoas com deficiência. A amostra foi definida a partir do princípio de saturação teórica. Os dados foram coletados por um questionário, no qual se perguntava ao sujeito se era contra a inclusão de alunos com deficiência na escola regular, a favor ou a favor com restrições, e porquê. A partir da resposta à pergunta: por quê?, foram elaboradas as seguintes categorias de análise (a posteriori): direito, concepção de deficiência, apoio, formação, atitude e estrutura. A análise das respostas dos sujeitos aponta para uma concepção de deficiência como doença e um olhar para o aluno com deficiência como um problema que a escola não estaria preparada para enfrentar. Conclui-se que os trabalhos para a construção de uma escola inclusiva devem passar, necessariamente, por ações que visem a mudar concepções sobre deficiência | en_US |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | en_US |
dc.relation.ispartof | O Mundo da Saúde | en_US |
dc.subject | Pessoas portadoras de deficiência - educação. | en_US |
dc.subject | Educação inclusiva | en_US |
dc.subject | Educação especial | en_US |
dc.title | Concepções de profissionais de educação e saúde sobre Educação Inclusiva: reflexões para uma prática transformadora | en_US |
dc.title.alternative | Conceptions of education and health professionals on Inclusive Education: reflections for transforming practices | en_US |
dc.type | artigo | en_US |
dc.identifier.doi | 10.15343/0104-7809.200832.2.1 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Celina Camargo Bartalotti - Concepções de profissionais de educação e saúde sobre educação inclusiva - reflexões para uma prática transformadora.pdf | 525.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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