Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alcantara, Samara Silva de | en_US |
dc.contributor.author | Gomes, Pedro Henrique Benicio | en_US |
dc.contributor.author | Ruiz, Cristiane Regina | en_US |
dc.contributor.author | Martins, Aline Paternostro | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T15:27:13Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T15:27:13Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Alcantara, Samara Silva de, et al. “BioDomínio – uma maneira divertida de trabalhar o conteúdo de bioquímica”. Revista de Ensino de Bioquímica, vol. 20, no 1, julho de 2022, p. 78–89. | en_US |
dc.identifier.issn | 2318-8790 | - |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1911 | - |
dc.description.abstract | A Bioquímica é uma disciplina presente nos cursos de diversas áreas, como saúde, meio ambiente, biotecnologia e agronomia, e, apesar de sua relevância, é vista com receio pela maioria dos estudantes. Devido às dificuldades que os alunos apresentam nessa matéria, o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino que facilitem seuaprendizado se faz necessário, sendo que a utilização de jogos didáticos tem se mostrado efetiva no processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver, aplicar e avaliar um jogo didático que contemple o conteúdo de Bioquímica. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro, denominado de BioDomínio, baseado em perguntas e respostas. O grupo que obtiver um maior número de acertos nas perguntas é o vencedor. O jogo foi aplicado remotamente, pela plataforma Teams, durante o horário da monitoria de Bioquímica. Foi criado um questionário na plataforma Forms para a avaliação do jogo. Esse questionário foi disponibilizado aos discentes que participaram e não participaram da atividade, após o término do jogo. Os resultados obtidos evidenciam a efetividade do jogo como ferramenta didática, uma vez que os alunosconsideraram a atividade prazerosa e o jogo ajudou de maneira efetiva na compreensão da matéria, mostrando a importância do desenvolvimento e da utilização de diferentes metodologias para o ensino de Bioquímica. | en_US |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Bioquímica e biologia Molecular - SBBq | en_US |
dc.relation.ispartof | Journal of biochemistry education, v. 20, n. 1, 2022 | en_US |
dc.subject | Jogos e brinquedos | en_US |
dc.subject | Bioquímica | en_US |
dc.title | BioDomínio – uma maneira divertida de trabalhar o conteúdo de bioquímica | en_US |
dc.title.alternative | BioDomain – a fun way to work with biochemistry content | en_US |
dc.type | Artigo de Periódico | en_US |
dc.identifier.doi | 1016923/reb.v20i1.975 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Samara Silva de Alcantara - Uma maneira divertida de trabalhar o conteúdo de Bioquímica.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.