Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1904
Título: Contribuição da assistência de enfermagem obstétrica pré-natal: educação para prevenção e correção da Incontinência Urinária de Esforço (IUE)
Título(s) alternativo(s): The contribution of prenatal obstetric nursing care: education for prevention and correction of Stress Urinary Incontinence (SUI)
Autor(es): Lima, Júnia Leonne Dourado de Almeida
Carvalho, Geraldo Mota de
Martins, Alder Antônio
Palavras-chave: Gravidez
Assoalho pélvico
Incontinência urinária de esforço
Data do documento: 2007
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: LIMA, Júnia Leonne Dourado de Almeida; CARVALHO, Geraldo Mota de; MARTINS, Alder Antônio. Contribuição da assistência de enfermagem obstétrica pré-natal: educação para prevenção e correção da Incontinência Urinária de Esforço (IUE). O Mundo da Saúde, São Paulo, v.31, n.3, p.411-418, jul./set. 2007.
Resumo: A incontinência urinária de esforço (IUE) é uma afecção de etiologia multifatorial que acomete mulheres em diferentes faixas etárias tendo como principal fator de risco a gestação e o parto. Trata-se de uma revisão bibliográfica objetivando analisar a relação da gestação com o desenvolvimento da IUE, destacando a assistência de enfermagem no auxílio à detecção desses fatores e enfatizando a contribuição dos exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico. Para a realização presente estudo utilizou-se os bancos de dados Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo, tendo como critério de inclusão, artigos nos idiomas português e inglês, cujo tema é a gestação em sua relação com IUE. Encontrou-se 29 artigos, desses 24 relacionavam a gravidez como principal fator de risco para IUE e cinco tratavam de exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico durante a gestação. Conclui-se que a gestação, por si só, é um fator de risco significativo para ocorrência da IUE. Sugere-se que o enfermeiro incorpore na consulta de enfermagem obstétrica pré-natal a avaliação da força dos músculos do assoalho pélvico e o questionamento sobre perda urinária antes e durante a gestação, valorizando as queixas urinárias, atentando para o índice de massa corpórea elevado e constipação. Além disso, deve-se educar gestante a respeito dos exercícios perineais de Kegel, tanto para a prevenção e a correção da IUE.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1904
ISSN: 1980-3990
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.