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Título: As prescrições de avaliação dos cursos de formação de professores em educação física
Título(s) alternativo(s): The assessment prescriptions in the initials teachers education in physical education
Requisitos de evaluación de los cursos de formación inicial de profesores de educación física
Autor(es): Fábia Maria Boreli Poleto
Matheus Lima Frossard
Wagner dos Santos
Palavras-chave: Formação de professores
Educação física
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Citação: Poleto, Fábia Maria Boreli, et al. “As prescrições de avaliação dos cursos de formação de professores em educação física”. Práxis Educacional, vol. 16, no 43, dezembro de 2020, p. 542–68.
Resumo: Este artigo busca compreender como são prescritas as práticas avaliativas em todas as disciplinas que compõem a matriz curricular de três cursos de formação de professores em Educação Física das instituições privadas do Estado do Espírito Santo e suas implicações para a constituição dos saberes docentes. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo crítico-documental (BLOCH,2001) e utiliza os planos de disciplinas como fonte. O software Iramuteq auxiliou na produção dos gráficos e na análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciam que os principais critérios avaliativos prescritos nos planos de disciplina estão relacionados com os aspectos: técnicos e estruturais dos trabalhos (45%); comportamentais (40%); do ensino ou da aprendizagem (15%). As disciplinas de formação ampliada têm priorizado o uso de instrumentos avaliativos individuais com ênfase na escrita e na prova, enquanto as disciplinas de formação específica dão destaque à avaliação coletiva com maior diversidade de instrumentos. O estudo aponta para a necessidade de a formação de professores assumir práticas avaliativas que auxiliem a aprendizagem; busquem compreender os sentidos atribuídos pelos alunos às suas práticas; considerem a especificidade da disciplina; sirvam de exemplo aos alunos para futura reprodução no ambiente escolar; possibilitem a participação ativa dos discentes na escolha dos instrumentos, dos critérios e no processo de julgamento de valor e tomada de decisão.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1887
ISSN: 2178-2679
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