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dc.contributor.authorFábia Maria Boreli Poletoen_US
dc.contributor.authorMatheus Lima Frossarden_US
dc.contributor.authorWagner dos Santosen_US
dc.date.accessioned2024-08-12T18:51:47Z-
dc.date.available2024-08-12T18:51:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPoleto, Fábia Maria Boreli, et al. “As prescrições de avaliação dos cursos de formação de professores em educação física”. Práxis Educacional, vol. 16, no 43, dezembro de 2020, p. 542–68.en_US
dc.identifier.issn2178-2679-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1887-
dc.description.abstractEste artigo busca compreender como são prescritas as práticas avaliativas em todas as disciplinas que compõem a matriz curricular de três cursos de formação de professores em Educação Física das instituições privadas do Estado do Espírito Santo e suas implicações para a constituição dos saberes docentes. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo crítico-documental (BLOCH,2001) e utiliza os planos de disciplinas como fonte. O software Iramuteq auxiliou na produção dos gráficos e na análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciam que os principais critérios avaliativos prescritos nos planos de disciplina estão relacionados com os aspectos: técnicos e estruturais dos trabalhos (45%); comportamentais (40%); do ensino ou da aprendizagem (15%). As disciplinas de formação ampliada têm priorizado o uso de instrumentos avaliativos individuais com ênfase na escrita e na prova, enquanto as disciplinas de formação específica dão destaque à avaliação coletiva com maior diversidade de instrumentos. O estudo aponta para a necessidade de a formação de professores assumir práticas avaliativas que auxiliem a aprendizagem; busquem compreender os sentidos atribuídos pelos alunos às suas práticas; considerem a especificidade da disciplina; sirvam de exemplo aos alunos para futura reprodução no ambiente escolar; possibilitem a participação ativa dos discentes na escolha dos instrumentos, dos critérios e no processo de julgamento de valor e tomada de decisão.en_US
dc.publisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiaen_US
dc.relation.ispartofRevista práxis educacional, v. 16, n. 43, Edição Especial, 2020, p. 542-568en_US
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.subjectEducação físicaen_US
dc.titleAs prescrições de avaliação dos cursos de formação de professores em educação físicaen_US
dc.title.alternativeThe assessment prescriptions in the initials teachers education in physical educationen_US
dc.title.alternativeRequisitos de evaluación de los cursos de formación inicial de profesores de educación físicaen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
dc.identifier.doi10.22481/rpe.v16i43.7057-
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