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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fábia Maria Boreli Poleto | en_US |
dc.contributor.author | Matheus Lima Frossard | en_US |
dc.contributor.author | Wagner dos Santos | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T18:51:47Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T18:51:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Poleto, Fábia Maria Boreli, et al. “As prescrições de avaliação dos cursos de formação de professores em educação física”. Práxis Educacional, vol. 16, no 43, dezembro de 2020, p. 542–68. | en_US |
dc.identifier.issn | 2178-2679 | - |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1887 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca compreender como são prescritas as práticas avaliativas em todas as disciplinas que compõem a matriz curricular de três cursos de formação de professores em Educação Física das instituições privadas do Estado do Espírito Santo e suas implicações para a constituição dos saberes docentes. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo crítico-documental (BLOCH,2001) e utiliza os planos de disciplinas como fonte. O software Iramuteq auxiliou na produção dos gráficos e na análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciam que os principais critérios avaliativos prescritos nos planos de disciplina estão relacionados com os aspectos: técnicos e estruturais dos trabalhos (45%); comportamentais (40%); do ensino ou da aprendizagem (15%). As disciplinas de formação ampliada têm priorizado o uso de instrumentos avaliativos individuais com ênfase na escrita e na prova, enquanto as disciplinas de formação específica dão destaque à avaliação coletiva com maior diversidade de instrumentos. O estudo aponta para a necessidade de a formação de professores assumir práticas avaliativas que auxiliem a aprendizagem; busquem compreender os sentidos atribuídos pelos alunos às suas práticas; considerem a especificidade da disciplina; sirvam de exemplo aos alunos para futura reprodução no ambiente escolar; possibilitem a participação ativa dos discentes na escolha dos instrumentos, dos critérios e no processo de julgamento de valor e tomada de decisão. | en_US |
dc.publisher | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | en_US |
dc.relation.ispartof | Revista práxis educacional, v. 16, n. 43, Edição Especial, 2020, p. 542-568 | en_US |
dc.subject | Formação de professores | en_US |
dc.subject | Educação física | en_US |
dc.title | As prescrições de avaliação dos cursos de formação de professores em educação física | en_US |
dc.title.alternative | The assessment prescriptions in the initials teachers education in physical education | en_US |
dc.title.alternative | Requisitos de evaluación de los cursos de formación inicial de profesores de educación física | en_US |
dc.type | Artigo de Periódico | en_US |
dc.identifier.doi | 10.22481/rpe.v16i43.7057 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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