Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bonfá-Araujo, Bruno | en_US |
dc.contributor.author | Farias, Eliana Santos de | en_US |
dc.contributor.author | Miranda, Janaina Chnaider | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T18:35:06Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T18:35:06Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Bonfá-Araujo, Bruno, et al. “Avaliação psicológica: fefinição de aspectos psicométricos segundo alunos de graduação em psicologia”. Interação em Psicologia, vol. 24, no 2, agosto de 2020. | en_US |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1886 | - |
dc.description.abstract | A compreensão da avaliação psicológica é uma importante ferramenta a qualquer profis sional de Psicologia. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento em avaliação psicológica de alunos do curso de Psicologia. Participaram 150 estudantes universitá rios, 79,3% se declararam do sexo feminino, sendo de duas universidades particulares do estado de São Paulo, de diversos semestres. Foram utilizados o Conhecimento de Avaliação Psicológica (CAP), composto por cinco perguntas abertas e o Questionário de Competências para Avaliação Psicológica (QCAP). Os resultados indicaram que concei tos essenciais ainda são mal compreendidos, como aspectos psicométricos e a função do SATEPSI, constatando uma falta de conhecimento teórico-prático no que diz respeito ao processo de avaliação psicológica. Deste modo, é necessário pensar criticamente a grade de disciplinas dos cursos, estratégias e recursos de ensino que possam melhorar a formação e atuação em território nacional. | en_US |
dc.description.abstract | The knowledge of psychological assessment is an important tool for any Psychology pro fessional. The objective of this research was to analyze the knowledge of the psychologi cal assessment in undergraduate students of Psychology. Participated 150 undergradua tes, 79.3% declared themselves female, being from two private universities in the state of São Paulo, from several semesters. We used the Knowledge of Psychological Assessment (CAP), composed of five open questions and the Competence Questionnaire for Psycho logical Assessment (QCAP). The results indicated that essential concepts are still poorly understood, such as psychometric aspects and the SATEPSI function, evidencing a lack of theoretical-practical knowledge regarding the psychological assessment process. Thus, it is necessary to think critically about the discipline of courses, strategies and teaching resources that can improve the training and performance in national territory | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Paraná | en_US |
dc.relation.ispartof | Interação em psicologia, v. 24, n. 2, 2020 | en_US |
dc.subject | Psicologia | en_US |
dc.title | Avaliação psicológica: definição de aspectos psicométricos segundo alunos de graduação em psicologia | en_US |
dc.type | Artigo de Periódico | en_US |
dc.identifier.doi | 10.5380/psi.v24i2.65877 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliana Santos de Farias - Avaliação Psicológica Definição de aspectos.pdf | 244.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.