Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBonfá-Araujo, Brunoen_US
dc.contributor.authorFarias, Eliana Santos deen_US
dc.contributor.authorMiranda, Janaina Chnaideren_US
dc.date.accessioned2024-08-12T18:35:06Z-
dc.date.available2024-08-12T18:35:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBonfá-Araujo, Bruno, et al. “Avaliação psicológica: fefinição de aspectos psicométricos segundo alunos de graduação em psicologia”. Interação em Psicologia, vol. 24, no 2, agosto de 2020.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1886-
dc.description.abstractA compreensão da avaliação psicológica é uma importante ferramenta a qualquer profis sional de Psicologia. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento em avaliação psicológica de alunos do curso de Psicologia. Participaram 150 estudantes universitá rios, 79,3% se declararam do sexo feminino, sendo de duas universidades particulares do estado de São Paulo, de diversos semestres. Foram utilizados o Conhecimento de Avaliação Psicológica (CAP), composto por cinco perguntas abertas e o Questionário de Competências para Avaliação Psicológica (QCAP). Os resultados indicaram que concei tos essenciais ainda são mal compreendidos, como aspectos psicométricos e a função do SATEPSI, constatando uma falta de conhecimento teórico-prático no que diz respeito ao processo de avaliação psicológica. Deste modo, é necessário pensar criticamente a grade de disciplinas dos cursos, estratégias e recursos de ensino que possam melhorar a formação e atuação em território nacional.en_US
dc.description.abstractThe knowledge of psychological assessment is an important tool for any Psychology pro fessional. The objective of this research was to analyze the knowledge of the psychologi cal assessment in undergraduate students of Psychology. Participated 150 undergradua tes, 79.3% declared themselves female, being from two private universities in the state of São Paulo, from several semesters. We used the Knowledge of Psychological Assessment (CAP), composed of five open questions and the Competence Questionnaire for Psycho logical Assessment (QCAP). The results indicated that essential concepts are still poorly understood, such as psychometric aspects and the SATEPSI function, evidencing a lack of theoretical-practical knowledge regarding the psychological assessment process. Thus, it is necessary to think critically about the discipline of courses, strategies and teaching resources that can improve the training and performance in national territory-
dc.publisherUniversidade Federal do Paranáen_US
dc.relation.ispartofInteração em psicologia, v. 24, n. 2, 2020en_US
dc.subjectPsicologiaen_US
dc.titleAvaliação psicológica: definição de aspectos psicométricos segundo alunos de graduação em psicologiaen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
dc.identifier.doi10.5380/psi.v24i2.65877-
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliana Santos de Farias - Avaliação Psicológica Definição de aspectos.pdf244.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.