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Título: Educação ambiental: diagnóstico de uma área para aplicação de um modelo metodológico interdisciplinar e multiprofissional, com eixo transversal em educação ambiental - Projeto Suarão - (Suarão - Itanhaém, SP, Brasil)
Título(s) alternativo(s): Environmental education: diagnostic of an area for application of an interdisciplinary and multiprofessional methodological model, with a transversal axe in environmental education Suarão project (Itanhaém, SP, Brazil)
Autor(es): Santos, Amélia dos
Campos Jr., Oswaldo
Toffoli, Fabiano Fernandes
Rocha, Mariana de Melo
Lima, Luci Fernandes de
Marques, Clóvis Paes
Palavras-chave: Educação ambiental
Planejamento ambiental
Interdisciplinaridade
Data do documento: 2006
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SANTOS, Amélia dos et al. Educação ambiental: diagnóstico de uma área para aplicação de um modelo metodológico interdisciplinar e multiprofissional, com eixo transversal em educação ambiental - Projeto Suarão - (Suarão - Itanhaém, SP, Brasil). O Mundo da Saúde, São Paulo, v.30, n.3, p. 551-558, out./dez. 2006.
Resumo: Este trabalho tem a intenção de apresentar os resultados preliminares de diagnóstico de uma área de propriedade da União Social Camiliana, localizada em Suarão, Itanhaém, litoral de São Paulo, SP, Brasil, para posterior implantação do Projeto Suarão, cujos objetivos gerais são: experimentação dos referenciais teóricos trabalhados com os alunos do Centro Universitário São Camilo, aprimoramento profissional, e desenvolvimento de um projeto de comunidade que proporcione melhor qualidade de vida aos moradores locais. Visam uma forma de aproveitamento real e auto-sustentável da área em questão. O Projeto Suarão – uma Comunidade de Aprendizagem foi pensado e elaborado dentro de um Modelo Metodológico Interdisciplinar e Multiprofissional que envolva gradativamente todas as diferentes áreas do conhecimento do Centro Universitário, além de favorecer a integração dentro de um eixo transversal em Educação Ambiental. Foi dividido em quatro fases: 1) Investigação e diagnóstico iniciais do local; 2) Tratamento e Análise dos dados; 3) Integração do trabalho nos níveis: multiprofissional e interdisciplinar; 4) Implantação de ações intervencionistas. Ao Curso de Ciências Biológicas, coube a execução das duas primeiras fases, objeto deste trabalho, sendo que as outras duas fases encontram-se em desenvolvimento. Esta fase inicial contou com uma participação multidisciplinar do Curso de Ciências Biológicas, sempre obedecendo a roteiros de trabalho interdisciplinares e com participação efetiva dos alunos. A investigação procurou retratar o diagnóstico local e do município, através da composição dos seguintes perfis: histórico e de localização geográfica; demográfico e de distribuição espacial dos aglomerados urbanos; ambiental sob o ponto de vista de áreas impactantes e de influência; sanitário; sócio-econômico; educacional; de saúde, hábitos e costumes; de atividades desenvolvidas na área; das potencialidades locais e de seleção de pré-requisitos à implantação de ações de caráter intervencionista na ação educativa ambiental. Os resultados apontaram para uma região que veio sofrendo o impacto de uma crescente urbanização não planejada. A partir deste diagnóstico, foram elaboradas algumas propostas, algumas já em execução.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1870
ISSN: 1980-3990
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