Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Amélia dosen_US
dc.contributor.authorCampos Jr., Oswaldoen_US
dc.contributor.authorToffoli, Fabiano Fernandesen_US
dc.contributor.authorRocha, Mariana de Meloen_US
dc.contributor.authorLima, Luci Fernandes deen_US
dc.contributor.authorMarques, Clóvis Paesen_US
dc.date.accessioned2024-07-30T14:59:20Z-
dc.date.available2024-07-30T14:59:20Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSANTOS, Amélia dos et al. Educação ambiental: diagnóstico de uma área para aplicação de um modelo metodológico interdisciplinar e multiprofissional, com eixo transversal em educação ambiental - Projeto Suarão - (Suarão - Itanhaém, SP, Brasil). O Mundo da Saúde, São Paulo, v.30, n.3, p. 551-558, out./dez. 2006.en_US
dc.identifier.issn1980-3990-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1870-
dc.description.abstractEste trabalho tem a intenção de apresentar os resultados preliminares de diagnóstico de uma área de propriedade da União Social Camiliana, localizada em Suarão, Itanhaém, litoral de São Paulo, SP, Brasil, para posterior implantação do Projeto Suarão, cujos objetivos gerais são: experimentação dos referenciais teóricos trabalhados com os alunos do Centro Universitário São Camilo, aprimoramento profissional, e desenvolvimento de um projeto de comunidade que proporcione melhor qualidade de vida aos moradores locais. Visam uma forma de aproveitamento real e auto-sustentável da área em questão. O Projeto Suarão – uma Comunidade de Aprendizagem foi pensado e elaborado dentro de um Modelo Metodológico Interdisciplinar e Multiprofissional que envolva gradativamente todas as diferentes áreas do conhecimento do Centro Universitário, além de favorecer a integração dentro de um eixo transversal em Educação Ambiental. Foi dividido em quatro fases: 1) Investigação e diagnóstico iniciais do local; 2) Tratamento e Análise dos dados; 3) Integração do trabalho nos níveis: multiprofissional e interdisciplinar; 4) Implantação de ações intervencionistas. Ao Curso de Ciências Biológicas, coube a execução das duas primeiras fases, objeto deste trabalho, sendo que as outras duas fases encontram-se em desenvolvimento. Esta fase inicial contou com uma participação multidisciplinar do Curso de Ciências Biológicas, sempre obedecendo a roteiros de trabalho interdisciplinares e com participação efetiva dos alunos. A investigação procurou retratar o diagnóstico local e do município, através da composição dos seguintes perfis: histórico e de localização geográfica; demográfico e de distribuição espacial dos aglomerados urbanos; ambiental sob o ponto de vista de áreas impactantes e de influência; sanitário; sócio-econômico; educacional; de saúde, hábitos e costumes; de atividades desenvolvidas na área; das potencialidades locais e de seleção de pré-requisitos à implantação de ações de caráter intervencionista na ação educativa ambiental. Os resultados apontaram para uma região que veio sofrendo o impacto de uma crescente urbanização não planejada. A partir deste diagnóstico, foram elaboradas algumas propostas, algumas já em execução.en_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.relation.ispartofO Mundo da Saúdeen_US
dc.subjectEducação ambientalen_US
dc.subjectPlanejamento ambientalen_US
dc.subjectInterdisciplinaridadeen_US
dc.titleEducação ambiental: diagnóstico de uma área para aplicação de um modelo metodológico interdisciplinar e multiprofissional, com eixo transversal em educação ambiental - Projeto Suarão - (Suarão - Itanhaém, SP, Brasil)en_US
dc.title.alternativeEnvironmental education: diagnostic of an area for application of an interdisciplinary and multiprofessional methodological model, with a transversal axe in environmental education Suarão project (Itanhaém, SP, Brazil)en_US
dc.typeartigoen_US
dc.identifier.doi10.15343/0104-7809.200630.4.4-
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.