Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1866
Título: Vulnerabilidade e dignidade humana
Título(s) alternativo(s): Vulnerability and human dignity
Autor(es): Barchifontaine, Christian de Paul de
Palavras-chave: Bioética
Vulnerabilidade
Dignidade humana
Data do documento: 2006
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. Vulnerabilidade e dignidade humana. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.30, n.3, p.434-440, jul./set. 2006.
Resumo: O conceito de vulnerabilidade foi incorporado aos debates bioéticos nos últimos anos, mais especificamente na década de1990. O susto provocado pelo amplo crescimento da epidemia causada pelo HIV/aids entre populações social e economicamente menos favorecidas parece ter sido um fator fundamental para a consolidação do conceito na bioética. Historicamente, subentendeu-se que os vulneráveis seriam os deficientes mentais, físicos, as crianças, os senis e os institucionalizados de qualquer ordem, mas foram deixadas de fora todas as pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade, como ocorre por exemplo com as populações subdesenvolvidas, submetidas a uma vulnerabilidade social que é fruto de contextos de opressão e pobreza. O autor destaca os elementos mais importantes de alguns documentos nacionais e internacionais referentes à ética e bioética nos cuidados junto aos vulneráveis. Conclui que a ciência e a ética necessitam iluminar-se reciprocamente para proteger o ser humano, este universo singular que traz em seus genes a história da humanidade.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1866
ISSN: 1980-3990
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Christian de Paul de Barchifontaine - Vulnerabilidade e dignidade humana.pdf100.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.