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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1850
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Aiub, Monica | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T15:59:54Z | - |
dc.date.available | 2024-06-28T15:59:54Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | AIUB, Monica. Interdisciplinaridade: da origem à atualidade. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.30, n.1, p.107-116, jan./mar. 2006. | en_US |
dc.identifier.issn | 1980-3990 | - |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1850 | - |
dc.description.abstract | Iniciando o percurso na etimologia da palavra, o estudo da interdisciplinaridade exige a compreensão e o sentido da abordagem disciplinar. Recebendo uma primeira acepção na Antiguidade, a divisão do estudo em disciplinas recebe características de sua versão contemporânea na Modernidade, com as Revoluções Científicas, advindas das contribuições de Galileu, com uma nova metodologia para a física, e de Descartes, com seu dualismo de substâncias. Somente na segunda metade do século XX a fragmentação do conhecimento é vista como um entrave e, como alternativa a ela, surge a interdisciplinaridade. Contudo, muitas são as dificuldades de uma abordagem interdisciplinar, que exige, além da transferência de métodos de uma disciplina para outra, mudança nos hábitos de alunos, professores, pesquisadores e profissionais. Além disso, são exigidas também modificações no hábito social. Todavia, o século XX é marcado por duas guerras mundiais, pelo surgimento da física quântica e pelo consequente questionamento aos princípios básicos da Lógica Clássica. Atendendo às necessidades dessa nova compreensão de mundo, surge a transdisciplinaridade, que possui como fundamentos a existência de diferentes níveis de realidade, a complexidade e o terceiro incluído. O conhecimento é compreendido como construção e sua principal característica é a plasticidade. Considerando-se este percurso e as características do trabalho em Reabilitação, conclui-se pela necessidade de constituí-lo como um trabalho transdisciplinar, que permita o terceiro incluído, a constituição do outro como um ser legítimo e a compreensão das muitas possibilidades que a complexidade da vida nos apresenta. | en_US |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | en_US |
dc.relation.ispartof | O Mundo da Saúde | en_US |
dc.subject | Interdisciplinaridade | en_US |
dc.subject | Reabilitação | en_US |
dc.subject | Filosofia | en_US |
dc.title | Interdisciplinaridade: da origem à atualidade | en_US |
dc.title.alternative | Interdisciplinarity: from the origin to the present tim | en_US |
dc.type | artigo | en_US |
dc.identifier.doi | 10.15343/0104-7809.200630.1.12 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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