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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDurce, Karinaen_US
dc.contributor.authorFerreira, Claudia Adriana Sant'annaen_US
dc.contributor.authorPereira, Priscila Souzaen_US
dc.contributor.authorSouza, Brenda Balbinoen_US
dc.date.accessioned2024-06-28T13:53:46Z-
dc.date.available2024-06-28T13:53:46Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationDURCE, Karina et al. A atuação da fisioterapia na inclusão de crianças deficientes físicas em escolas regulares: uma revisão da literatura. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.30, n.1, p.156-159, jan./mar. 2006.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1843-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo mostrar os aspectos da inclusão escolar de crianças deficientes e como o fisioterapeuta fazendo parte de uma equipe multidisciplinar pode atuar de forma efetiva neste processo. Em 1994, em Salamanca, na Espanha, aconteceu a Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais (NEE), da qual se referiu a educação igualitária e sem distinções, classificando como obrigação dos governos a inserção dessas crianças no sistema regular de ensino. Fica claro que, por direito, o acesso de deficientes é livre nas escolas regulares e, desse modo, a escola tem de se apresentar como um contexto inclusivo, ou seja, deve estar preparada para receber todos os alunos. A atuação de uma equipe interdisciplinar composta por educadores, médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas dentro da escola é de fundamental importância. O papel do fisioterapeuta é realçar as técnicas de recursos auxiliares existentes na fisioterapia que poderão ser utilizadas para minimizar as dificuldades do deficiente físico. Por meio de técnicas especiais e adequação de equipamentos e mobiliário podem-se criar condições para uma melhor adaptação, atuação e oportunidades para as crianças deficientes em termos de desenvolvimento de suas capacidades e trocas de experiência com o meio.en_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.relation.ispartofO Mundo da Saúdeen_US
dc.subjectPessoas portadoras de deficiênciaen_US
dc.subjectInclusão escolaren_US
dc.subjectFisioterapiaen_US
dc.titleA atuação da fisioterapia na inclusão de crianças deficientes físicas em escolas regulares : uma revisão da literaturaen_US
dc.title.alternativeThe efficacy of physiotherapy in the inclusion of physicallydeficient children in regular schools: a literature reviewen_US
dc.typeartigoen_US
dc.identifier.doi10.15343/0104-7809.200630.1.19-
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