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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1843
Título: | A atuação da fisioterapia na inclusão de crianças deficientes físicas em escolas regulares : uma revisão da literatura |
Título(s) alternativo(s): | The efficacy of physiotherapy in the inclusion of physicallydeficient children in regular schools: a literature review |
Autor(es): | Durce, Karina Ferreira, Claudia Adriana Sant'anna Pereira, Priscila Souza Souza, Brenda Balbino |
Palavras-chave: | Pessoas portadoras de deficiência Inclusão escolar Fisioterapia |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | Centro Universitário São Camilo |
Citação: | DURCE, Karina et al. A atuação da fisioterapia na inclusão de crianças deficientes físicas em escolas regulares: uma revisão da literatura. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.30, n.1, p.156-159, jan./mar. 2006. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo mostrar os aspectos da inclusão escolar de crianças deficientes e como o fisioterapeuta fazendo parte de uma equipe multidisciplinar pode atuar de forma efetiva neste processo. Em 1994, em Salamanca, na Espanha, aconteceu a Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais (NEE), da qual se referiu a educação igualitária e sem distinções, classificando como obrigação dos governos a inserção dessas crianças no sistema regular de ensino. Fica claro que, por direito, o acesso de deficientes é livre nas escolas regulares e, desse modo, a escola tem de se apresentar como um contexto inclusivo, ou seja, deve estar preparada para receber todos os alunos. A atuação de uma equipe interdisciplinar composta por educadores, médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas dentro da escola é de fundamental importância. O papel do fisioterapeuta é realçar as técnicas de recursos auxiliares existentes na fisioterapia que poderão ser utilizadas para minimizar as dificuldades do deficiente físico. Por meio de técnicas especiais e adequação de equipamentos e mobiliário podem-se criar condições para uma melhor adaptação, atuação e oportunidades para as crianças deficientes em termos de desenvolvimento de suas capacidades e trocas de experiência com o meio. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1843 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
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