Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1767
Título: Desenvolvimento do conteúdo de um protótipo de aplicativo para adolescentes vegetarianos
Autor(es): Mello, Ana Paula de Queiroz
Santos, Vanessa Silva Gomes dos
Palavras-chave: Adolescente
Aplicativos móveis
Dieta vegetariana
Ingestão de alimentos
Tecnologia biomédica
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SANTOS, Vanessa Silva Gomes dos. Desenvolvimento do conteúdo de um protótipo de aplicativo para adolescentes vegetarianos. São Paulo, 2023. 135 p. Dissertação de Mestrado em Nutrição do Nascimento à Adolescência - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: Introdução: O hábito alimentar vegetariano é um padrão de consumo alimentar, também chamado de “alimentação vegetariana” ou “dieta vegetariana”. Atualmente, há um aumento da prevalência de adolescentes que praticam este tipo de alimentação. O vegetarianismo é determinado pela ingestão de uma alimentação, composta, principalmente, por alimentos de origem vegetal e a exclusão de produtos de origem animal. Em paralelo, a maioria dos adolescentes faz uso de aplicativos e de recursos de tecnologia, que funcionam como atenuadores de comunicação, que podem auxiliar na promoção da qualidade de vida, hábitos saudáveis e cuidados em saúde. Objetivo: Desenvolver o conteúdo do protótipo de um aplicativo com foco no público de adolescentes vegetarianos. Métodos: Estudo tecnológico, com elaboração de conteúdo para protótipo de aplicativo, voltado aos adolescentes vegetarianos / veganos, de ambos os sexos, com faixa etária de 10 a 19 anos, orientado pelo modelo de design instrucional ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation). Resultados: O aplicativo possui parte teórica e prática. A parte teórica do aplicativo foi criada com intuito de auxiliar aqueles que estão iniciando a alimentação vegetariana ou vegana, no qual o adolescente poderá ter acesso a diversos assuntos relacionados ao tema. Na parte prática, o adolescente poderá inserir dados da sua alimentação, e o aplicativo fornecerá informação se a alimentação está com deficiência e/ou excesso de grupos de alimentos, a partir da recomendação da Pirâmide de Loma Linda. Na parte prática, também terá sugestões de como montar refeição / lanche a partir dos grupos de alimentos que fazem parte do padrão vegetariano / vegano. Os itens do conteúdo do protótipo foram estruturados e organizados a partir de temas relevantes para alimentação vegetariana. No presente estudo, percebeu-se a carência de produtos tecnológicos direcionados a adolescentes vegetarianos, assim a ideia do APP foi juntar conteúdos com embasamento científico e adaptar a linguagem do adolescente, com objetivo de incentivar a educação em saúde, aprimorar hábitos de vida, prevenir deficiências e ser um material disponível num formato virtual. Conclusão: Espera-se que o conteúdo do protótipo se apresente como uma ferramenta para que os adolescentes que estão aderindo à alimentação vegetariana / vegana adquiram autonomia alimentar e formem um padrão alimentar equilibrado.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1767
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Silva Gomes dos Santos.pdf3.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.