Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1752
Título: Construção de projeto tecnológico educacional na área de simulação em enfermagem com foco no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Fonseca, Ariadne da Silva
Guerra, Maria Grazia
Fernandes, Luciana
Palavras-chave: Desenho
Educação em enfermagem
Metodologia
Data do documento: 2019
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: FERNANDES, Luciana. Construção de projeto tecnológico educacional na área de simulação em enfermagem com foco no processo ensino-aprendizagem. São Paulo, 2019. 52 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2019.
Resumo: O uso de simuladores no ensino-aprendizagem tem sido objeto de pesquisa de vários estudiosos como alternativa de melhoria no processo de ensino aprendizagem, aplicados a uma série de cursos de formação e aprimoramento profissional. O software educativo, no caso em questão o simulador, pode contribuir para auxiliar os facilitadores na sua tarefa de transmitir o conhecimento e adquirir uma nova maneira de ensinar cada vez mais criativa, dinâmica e auxiliando novas descobertas. Tendo em vista que os simuladores estão cada vez mais reproduzindo a realidade, para o profissional, isto pode ser favorável, pois motiva sua aprendizagem e reduz erros na assistência prestada. A simulação é um processo educacional, através do qual se replica cenários de cuidados ao paciente que chega bem próximo à realidade. É uma metodologia que produz situações reais que permitem ao aluno um papel ativo na aquisição de conceitos que são importantes para resolução do problema apresentado. Prestar assistência para vítimas por ferimento de arma de fogo na região da cabeça exige do profissional conhecimento, habilidades psicomotoras e assertividade nas tomadas de decisão, mitigando os eventos adversos. Esse estudo teve como objetivo construir e apresentar um protótipo tecnológico na área de simulação em enfermagem com ênfase em ferimento por arma de fogo na região da cabeça. Trata-se de uma pesquisa metodológica, aplicada para a produção tecnológica no desenvolvimento de protótipo de apoio à aprendizagem em ferimento por arma de fogo na cabeça. Consideramos o protótipo apresentado nesse estudo um projeto inovador, que foi elaborado com as contribuições do design instrucional convencional a fim de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em simulação para enfermagem. Tivemos como limitação o fato do projeto tecnológico não ter sido implantado e avaliado, porém, não descartamos a possibilidade, num futuro, de realizar essas duas etapas.
The use of simulators in teaching-learning has been the object of research of several skilled, as an alternative to improve the teaching-learning process, applied to a series of training courses and professional improvement. Educational software, in this case the simulator, can contribute to assist the facilitators in their task of transmitting knowledge and acquiring a new way of teaching each more creative, dynamic and helping on new discoveries. By seen that simulators are increasingly reproducing the reality, for the professional this can be favorable because motivates their learning and reduces errors in the provided assistance. Simulation is an educational process, through which replicates scenarios patient care that come very close to reality. It is a methodology that produces real situations that allow the student an active role in the concepts acquisition that are important to solve the presented problem. Providing victims assistance for gunshot wounds in the head region knowledge professional requires, psychomotor skills, and decision of making assertiveness, adverse mitigating events. This study aimed to construct and present a technological prototype in the area of nursing simulation with emphasis on firearm injury in the head region. This is a methodological research applied to the production technological in the development of a prototype to learning support in firearm on head injury. We consider the presented prototype in this study an innovative project, which was elaborated with the contributions of the conventional instructional design in order to contribute with the teaching-learning process in the nursing simulation. We had as a limitation of the fact that the project technological was not implemented and evaluated, but we do not give up the future possibility to carry out these two steps.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1752
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Fernandes.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.