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dc.contributor.advisorCastro, Adriana Garcia Peloggia deen_US
dc.contributor.authorChamas, Andreia Costaen_US
dc.date.accessioned2024-05-08T23:54:25Z-
dc.date.available2024-05-08T23:54:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCHAMAS, Andreia Costa. Identificação de vídeos sobre alimentação, nutrição e diabetes mellitus tipo 1 no Youtube TM. São Paulo, 2019. 50 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2019.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1749-
dc.description.abstractIntrodução: As mídias sociais, são espaços de interação entre usuários. Uma das mídias sociais que mais cresce e é cada vez mais acessada pelos adolescentes é o YouTube™. Este tipo de mídia pode contribuir para a disseminação de informações sobre saúde, como por exemplo no caso do Diabetes Mellitus tipo 1. Objetivo: Analisar vídeos sobre alimentação, nutrição e Diabetes Mellitus tipo 1. Método: Foram assistidos os primeiros 100 vídeos com descritores “Diabetes Mellitus tipo 1 e alimentação” e “Diabetes Mellitus tipo 1 e nutrição” e a análise foi feita concomitantemente à sua visualização. Com a identificação das variáveis de interesse, pausava-se o vídeo para que as informações fossem anotadas. Em seguida, foi realizada a comparação dos conteúdos aos parâmetros da Sociedade Brasileira de Diabetes e suas diretrizes nutricionais e do Guia Alimentar para a População Brasileira. Em relação a comparação com a Sociedade Brasileira de Diabetes observou-se os tópicos: Citação dos macronutrientes; Exemplificação dos macronutrientes; Exemplificação do papel do carboidrato no DM1; Substituição de alimentos; Importância do consumo de fibras; Fracionamento de refeições; Uso de adoçantes. Sobre a comparação com o Guia Alimentar para a População Brasileira optou-se pelos seguintes tópicos: Diminuição do consumo de ultraprocessados; Aumento do consumo de alimentos in natura; Refeições em família. Resultados: O total de vídeos válidos foram 73 e menos da metade dos vídeos analisados foram feitos por nutricionistas. As variáveis “falar sobre a importância das fibras”, “sobre fracionamento”, “uso de adoçante”, “refeição em família”, “diminuição de alimentos ultraprocessados” e “aumento do consumo de in natura” apareceram em menos de 50% dos vídeos analisados. De acordo com os parâmetros do Guia Alimentar para a População Brasileira, adotados neste trabalho, observou-se que em relação a diminuição do consumo de alimentos ultraprocessados esse tema foi tratado em apenas 10% dos vídeos da pesquisa “Diabetes Mellitus tipo 1 e alimentação”, e em 5,7% da pesquisa “Diabetes Mellitus tipo 1 e nutrição”. Para o aumento do consumo de alimentos in natura, os resultados para os descritores “Diabetes Mellitus tipo 1 e alimentação” e “Diabetes Mellitus tipo 1 e nutrição” foram encontrados em 5% e 24,5% dos vídeos, respectivamente. A alimentação em família foi tratada em apenas 1,9% dos vídeos para o descritor “Diabetes Mellitus tipo 1 e nutrição”. A adoção de hábitos alimentares adequados é fundamental para o controle da doença e a adesão do paciente ao tratamento alimentar e nutricional. Desta forma, é essencial o compartilhamento de vídeos que tratam com maior ênfase dos macronutrientes, uso de adoçantes, diminuição de alimentos ultra processados e aumento do consumo de alimentos in natura, por parte de profissionais. Conclusão: O conteúdo dos vídeos assistidos não apresentou informações relevantes de alimentação e nutrição para portadores de DM1, por isso reforça-se que vídeos técnicos sejam feitos por profissionais habilitados com informações com evidências científicas e referências. Quando o tema for alimentação e nutrição, que esses vídeos sejam feitos por nutricionistas.en_US
dc.description.abstractIntroduction: social media, are spaces of interaction between users. One of the fastest growing social media and is increasingly accessed by teenagers is the YouTube™. This type of media can contribute to the dissemination of health information, as for example in the case of Diabetes Mellitus type 1. Objective: this work was to analyze videos on food, nutrition and Diabetes Mellitus type 1. Method: the first were watched 100 videos with keywords "Diabetes Mellitus type 1 and food" and "Diabetes Mellitus type 1 and nutrition" and the analysis was made at the same time to your preview. With the identification of the variables of interest, pauses the video to that information were noted. Then, the comparison of the parameters of the Brazilian Society of Diabetes and their nutritional guidelines and Food Guide to the Brazilian Population. Regarding the comparison with the Brazilian Society of Diabetes observed topics: quote of the macronutrients; Examples of macronutrients; Examples of the role of carbohydrates in DM1; Replacement of food; Importance of dietary fiber consumption; Fractionation of meals; Use of sweeteners. On the comparison with the Food Guide for the Brazilian Population has chosen the following topics: decrease in consumption of ultraprocessados; Increased consumption of fresh food; Family meals. Results: the total of valid videos was 73 and less than half of the videos analyzed by nutritionists. The variables "to talk about the importance of fibre", "fractionation", "use of sweetener", "family meal", "degradation of ultraprocessados foods" and "increased consumption of fresh" appeared in less than 50% of the videos analyzed. According to the parameters of the Food Guide for the Brazilian Population, adopted in this work, it was observed that in relation to decreased consumption of food ultraprocessados this issue was treated in only 10% of research videos "Diabetes Mellitus type 1 and food ", and 5.7% of the Diabetes Mellitus type 1 research and nutrition". To the increased consumption of fresh foods, the results for the keywords "Diabetes Mellitus type 1 and food" and "Diabetes Mellitus type 1 and nutrition" were found in 5% and 24.5% of the videos, respectively. The family nutrition, was treated at only 1.9% of the videos for the descriptor "Diabetes Mellitus type 1 and nutrition". The adoption of appropriate eating habits is critical to the control of the disease and patient compliance to treatment and nutritional food. In this way, it is essential for the sharing of videos dealing with greater emphasis of macronutrients, use of sweeteners, reduction of food ultra processed and increased consumption of fresh foods, on the part of professionals. Conclusion: the content of the videos viewed did not provide relevant information from food and nutrition to patients with DM1, it reinforces that technical videos are done by qualified professionals with information with scientific evidence and references. When the theme is food and nutrition, these videos are made by nutritionists.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectDiabetes mellitusen_US
dc.titleIdentificação de vídeos sobre alimentação, nutrição e diabetes mellitus tipo 1 no Youtube TMen_US
dc.typetesesen_US
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