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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1747
Título: | Construção de um instrumento para avaliar o conhecimento de pacientes hipertensos sobre sua doença |
Autor(es): | Kowalski, Ivonete Sanches Giacometti Guerra, Grazia Maria Rezende, Cecilia Benevenuto |
Palavras-chave: | Conhecimentos, atitudes e prática em saúde Hipertensão Terapia |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Centro Universitário São Camilo |
Resumo: | A hipertensão arterial (HA) é considerada um dos principais agravos à saúde no Brasil. Acredita-se que a compreensão e o conhecimento sobre a doença sejam fatores determinantes para a adesão terapêutica. A abordagem terapêutica da HA inclui medidas medicamentosas e não medicamentosas e, apesar da eficácia do tratamento manter os níveis pressóricos do paciente controlados, ainda se mostra um desafio para os profissionais da saúde. Este estudo teve por objetivo construir um instrumento para avaliação do conhecimento de indivíduos hipertensos sobre a doença. Trata-se de um estudo psicométrico para a construção de uma escala de avaliação operacionalizada em três fases: dimensionalidade do construto; definição operacional e constitutiva do construto; e operacionalização em tarefas comportamentais. Para a elaboração da pergunta de pesquisa, optou-se pela utilização do acrômio PICO: quais são as evidências científicas sobre a existência de questionários/instrumentos para avaliar o conhecimento sobre a hipertensão? A partir da pergunta de pesquisa, foram selecionados os descritos, grafados no idioma inglês e combinados com o auxílio do operador booleano “AND”, resultando em: hypertension AND patient therapy knowledge; hypertension AND health knowledge, attitudes, practice AND knowledge; hypertension AND patient therapy knowledge AND questionnaire. Para o levantamento de dados dos artigos na literatura, foi utilizado o acesso virtual às bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem (MEDLINE); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Base de dados de Enfermagem (BDENF); Scientific Electronic Library Online (SciELO), tendo como critérios de inclusão a disponibilidade virtual na íntegra, sem restrição temporal ou de idioma e possuir um instrumento de avaliação do conhecimento. Como critérios de exclusão adotou-se a repetição do artigo nas bases de dados, a falta de livre acesso on-lin, e a falta compatibilidade com os objetivos dessa pesquisa. A investigação ocorreu entre o período de julho de 2017 e janeiro de 2018. Foram levantados no total 2.675 artigos, submetidos à leitura dos títulos. Destes, 1.581 passaram pela leitura do objetivo e metodologia apresentados nos resumos, que deveriam mencionar o uso algum tipo de instrumento para avaliar o conhecimento sobre a hipertensão. No total, foram incluídos 32 artigos, porém nenhum deles apresentou um instrumento suficientemente abrangente para a realidade brasileira. Assim, para a construção do novo instrumento, foram determinadas variáveis de conhecimento, denominadas: dimensões, áreas, subáreas e itens de conhecimento, baseadas na VII Diretriz Brasileira de Hipertensão (2016). No total, foram agrupados 217 itens (extraídos dos instrumentos avaliados), o que permitiu a formatação do novo instrumento contendo 26 questões sobre o conhecimento da hipertensão. Com base nessa revisão integrativa da literatura foi possível elaborar um instrumento sobre o conhecimento da hipertensão arterial, no entanto, que necessita ser validado em estudo futuro. The arterial hypertension (HA) is considered one of the most health damaging diseases on Brazil. It’s supposed that the comprehension and the knowledge about a disease are a decisive factor to the therapeutic accession. The HA therapeutic approach includes drug and non-drug steps and, despite the effectiveness of the treatment maintain the patient's blood pressure levels controlled, there's a challenge to the healthcare professionals. The objective of this article is to construct a instrument to measure the hypertensive patient’s knowledge about their disease. It’s a integrative literature review made following the six steps thats ensure the methodological rigor of this method that, in the beginning, consisted on the research question elaboration, according to the PICO system: What’s the scientific evidences about the existence of qestionnaires/instrument or forms to measure the hypertension knowledge? From the research question, the descriptors have been selected, wrote in the english language and combined with the booleano operator “AND”, resulting on: hypertension AND patient therapy knowledge; hypertension AND health knowledge, attitudes, practice AND knowledge; hypertension AND patient therapy knowledge AND questionnaire. For the literature data collection, it has been used the virtual access to data base Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem (MEDLINE); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Base de dados de Enfermagem (BDENF); Scientific Electronic Library Online (SciELO), having as inclusion criteria the complete virtual availability, without timing or language restriction and to have a knowledge measurement instrument. As exclusion criteria, it has been adopted the article repetition on the data bases, the miss of on-line free access and the incompatibility with this research' objects. The investigation has been done between July 2017 and January 2018. It has been collected 2.675 articles, submitted to titles' reading. After this, 1.581 passed through the reading of the objective and methodology presented on the abstracts, that should mention the usage of some kind of instrument or form to measure the knowledge about the hypertension. In total, it has been included 32 articles, but none presented an enoughly embracing instrument for the brazilian reality. So, for the construction of the new questionnaire, it has been defined knowledge variables called: dimensions, areas, subareas and knowledge items, based on the VII Brazilian Hypertension Guideline (2016). In total, it has been grouped 217 items (extracted from the measured instrument), which allowed the new instrument formatting contenting 26 questions about the hypertension knowledge. Based on this literature integrative review, it have been possible to elaborate a instrument about the arterial hypertension knowledge, that it must be validated in a future study. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1747 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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