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Título: Objeto virtual de aprendizagem para o preparo de administração de medicamentos intravenosos em pacientes adultos
Autor(es): Campinas, Lúcia de Lourdes Souza Leite
Costa, Mildred Patrícia Ferreira da
Pinto, Shirley Daiane da Cruz
Palavras-chave: Enfermagem
Aprendizagem
Informática em enfermagem
Erros de medicação
Data do documento: 2016
Editor: Dissertação (Mestrado em Bioética) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2016.
Citação: PINTO, Shirley Daiane da Cruz. Objeto virtual de aprendizagem para o preparo de administração de medicamentos intravenosos em pacientes adultos: (revisada). São Paulo, 2016. 91 p. Dissertação de Mestrado Profissional em Enfermagem - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2016.
Resumo: Introdução: Na prática diária de ensino na enfermagem são notórias as dificuldades na administração de medicações intravenosas, assim como, para profissionais recém formados. A interligação da teoria com a prática, por meio da criação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) poderá favorecer na melhora desses aspectos por meio de uma ferramenta dinâmica e simulativa. O OVA é um instrumento desafiador para pesquisadores, professores e alunos. Objetivo: Elaborar um objeto virtual de aprendizagem para o apoio ao aprendizado do preparo e administração de medicamentos intravenosos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa científica aplicada de produção tecnológica, onde a construção do OVA foi baseada nos nove certos dos medicamentos. Além do embasamento científico, contou-se com o suporte técnico da equipe de EAD, do Centro Universitário São Camilo, no período de janeiro de 2015 a fevereiro de 2016. O caso simulado foi elaborado pela autora, construído a partir da experiência profissional vivenciada na supervisão de enfermagem. Para elaboração da estrutura interativa, foram utilizados os seguintes programas: Power Point 2013, Articulatte Quizmaker 13 e Articulatte Engage 13. Para criação e edição de ilustrações e imagens de layout foram utilizados os programas Adobe Photo shop e Adobe Illustrator. Resultados e Discussão: Vários estudos abordam que os recursos virtuais através de simulação representam seres, objetos, ideias, por meio de instrumentos apropriados, sendo facilitador da aprendizagem, podendo ser utilizada tanto na EAD como para apoiar o ensino presencial. No OVA elaborado, aparecem vídeos de apresentação do instrumento, sobre a realização das etapas do processo de medicação e encerramento, os vídeos têm sido utilizados em diversos objetos de aprendizagem, sendo eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Há evidências em pesquisas, que as prescrições médicas descritas com falta de informações e/ou com informações não claras contribuem para os erros. Nesse contexto, em algumas telas aparecem uma prescrição médica, digitada, contendo informações completas sobre a medicação. As medicações (penicilina, dipirona, amicacina e aminofilina), foram selecionadas através dos estudos realizados as quais, segundo a literatura, são causas frequentes de erros na prática profissional. No OVA há questões sobre cálculos das medicações, conforme estudos, o cálculo é um item que se não realizado de forma adequada pode levar a erros. Em seguida, em diversas telas contêm perguntas em forma de quiz, feedbacks de erros e acertos, pois de acordo com estudos essa ferramenta possibilita o aluno identificar necessidades de conhecimento adicional. No vídeo, onde ocorre o desenvolvimento do preparo e administração dos medicamentos, ocorrem às etapas primordiais para esse processo. Conclusão: O OVA é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem, pois poderá fortalecer o entendimento sobre diversos aspectos relacionados aos procedimentos de enfermagem, e, além disso, proporcionará a segurança do paciente.
The arterial hypertension (HA) is considered one of the most health damaging diseases on Brazil. It’s supposed that the omprehension and the knowledge about a disease are a decisive factor to the therapeutic accession. The HA therapeutic approach includes drug and non-drug steps and, despite the effectiveness of the treatment maintain the patient's blood pressure levels controlled, there's a challenge to the healthcare professionals. The objective of this article is to construct a instrument to measure the hypertensive atient’s knowledge about their disease. It’s a integrative literature review made following the six steps thats ensure the methodological rigor of this method that, in the beginning, consisted on the research question elaboration, according to the PICO system: What’s the scientific evidences about the existence of qestionnaires/instrument or forms to measure the hypertension knowledge? From the research question, the descriptors have been selected, wrote in the english language and combined with the booleano operator “AND”, resulting on: hypertension AND patient therapy knowledge; hypertension AND health knowledge, attitudes, practice AND knowledge; hypertension AND patient therapy knowledge AND questionnaire. For the literature data collection, it has been used the virtual access to data base Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem (MEDLINE); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Base de dados de Enfermagem (BDENF); Scientific Electronic Library Online (SciELO), having as inclusion criteria the complete virtual availability, without timing or language restriction and to have a knowledge measurement instrument. As exclusion criteria, it has been adopted the article repetition on the data bases, the miss of on-line free access and the incompatibility with this research' objects. The investigation has been done between July 2017 and January 2018. It has been collected 2.675 articles, submitted to titles' reading. After this, 1.581 passed through the reading of the objective and methodology presented on the abstracts, that should mention the usage of some kind of instrument or form to measure the knowledge about the hypertension. In total, it has been included 32 articles, but none presented an enoughly embracing instrument for the brazilian reality. So, for the construction of the new questionnaire, it has been defined knowledge variables called: dimensions, areas, subareas and knowledge items, based on the VII Brazilian Hypertension Guideline (2016). In total, it has been grouped 217 items (extracted from the measured instrument), which allowed the new instrument formatting contenting 26 questions about the hypertension knowledge. Based on this literature integrative review, it have been possible to elaborate a instrument about the arterial hypertension knowledge, that it must be validated in a future study.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1745
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