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Título: Avaliação multidimensional do potencial de adesão terapêutica: validação de instrumento
Autor(es): Guerra, Grazia Maria
Ide, Cilene Aparecida Costardi
Nascimento, Maria de Jesus Viana do
Palavras-chave: Cooperação do paciente
Doença crônica
Educação em saúde
Estudos de validação
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: NASCIMENTO, Maria de Jesus Viana do. Avaliação multidimensional do potencial de adesão terapêutica: validação de instrumento (revisado). São Paulo, 2017. 174 p. Dissertação de Mestrado Profissional em Enfermagem - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2017.
Resumo: O instrumento Avaliação Multidimensional do Potencial de Adesão é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de atividades educativo assistenciais, necessárias à potencialização da adesão terapêutica, que sob uma perspectiva multidimensional e compartilhada, reúne informações, disponibilizando ao profissional capacitado, indicadores passíveis de qualificar e quantificar a condição e a evolução do paciente em atendimento. Este estudo teve como objetivo validar o conteúdo do instrumento para avaliação multidimensional do potencial de adesão do adulto ao tratamento. Trata-se de um estudo descritivo e de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa, norteado pela questão: os conteúdos e critérios que compõem o instrumento de Avaliação Multidimensional do Potencial de Adesão, proposto por Ide (2012), atenderão aos requisitos de clareza e pertinência necessários à validação de conteúdo? Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário São Camilo e consentimento dos especialistas selecionados para o estudo, iniciou-se a coleta de dados, realizada no período de março a maio de 2017, tendo por base a utilização da técnica Delphi. Participaram do estudo 11 especialistas, selecionados por meio da Plataforma Lattes, considerando como critérios de inclusão: ser enfermeiro, ter titulação mínima de doutor, ser considerado pelos pares profissional de referência nesse âmbito de atuação/investigação, estar vinculado a instituições de ensino, pesquisa, assistência ou a órgãos de classe da Enfermagem, ter produção científica que privilegie questões relativas à temática e disponibilidade para participar das diferentes etapas da validação. Como critério de exclusão foram eliminados os especialistas que não apresentavam experiência profissional e de docência com doenças crônicas e adesão terapêutica. Considerou-se a concordância de, pelo menos, 70% entre os especialistas para a validação do estudo, observando a clareza e a pertinência dos enunciados. Os comentários e sugestões encaminhados pelos especialistas foram analisados e sintetizados na recomposição dos componentes. Para a validação de conteúdo do instrumento foram utilizadas estatísticas de concordância (correlação intraclasse), aceitando-se o valor > 0,60 (nível bom), e medida de consistência interna, o alfa de Cronbach > 0,70 (aceitável). Com relação a clareza e pertinência, entre os especialistas na análise das 44 questões, a maioria dos itens foram avaliados positivamente, obtendo índice de correlação intraclasse e alfa de Cronbach (>0,60 e >0,80, respectivamente) aceitos para a validade de conteúdo, e apenas 04 questões necessitaram de alterações na estrutura e redação. Conclui-se que o instrumento de Avaliação Multidimensional do Potencial de Adesão Terapêutica demonstrou validade de conteúdo na opinião de especialistas, demonstrando possuir características teóricas que representam as dimensões propostas.
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