Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1715
Título: Os efeitos psicológicos encontrados em crianças oriundas do uso de Canabinóides durante o período gestacional
Título(s) alternativo(s): The psychological effects found in children from the use of Cannabinoids during pregnancy
Autor(es): Avelar, Beatriz Rodrigues
Surge, Gabriela Estamado
Lima, Laís Cardoso de
Almeida, Larissa Martins de Sousa
Antunes, Luisa Albuquerque
Lourenço, Matheus Bovolim
Santos, Vítor Eiras
Manso, Maria Elisa Gonzalez
Palavras-chave: Cannabis
Desenvolvimento infantil
Gravidez
Data do documento: 2021
Editor: Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
Citação: Avelar, Beatriz Rodrigues, et al. “Os efeitos psicológicos encontrados em crianças oriundas do uso de Canabinóides durante o período gestacional / The psychological effects found in children from the use of Cannabinoids during pregnancy”. Brazilian Journal of Health Review, vol. 4, no 4, julho de 2021, p. 15611–21. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.34119/bjhrv4n4-097.
Resumo: O estudo aborda uma revisão sobre os efeitos psicológicos oriundos do uso de compostos psicoativos da maconha durante o período gestacional e de lactação, acometendo crianças e adolescentes. Esses efeitos incluem alterações no desenvolvimento cerebral durante o período fetal e pós-natal, ocasionando variações mentais e psicológicas. Além disso, o estudo apresenta um aumento do risco de depressão e hostilidade materna. A elevação do uso medicinal e recreativo da maconha evidencia a importância de se compreender com maior aprofundamento os efeitos desta na saúde populacional. A revisão sistemática da literatura foi realizada a fim de se entender melhor os efeitos a curto, médio e longo prazo da exposição indireta à maconha na função psicocomportamental em crianças de 1 a 11 anos de idade. Os resultados dos estudos apresentam menores domínios neuropsicológicos e maiores funções psicológicas e comportamentais em crianças e adolescentes. As limitações do estudo incluem o uso simultâneo de outras substâncias, acarretando possíveis subnotificações e resultados inconclusivos que impedem comparações entre as análises. Portanto, conclui-se que a exposição à maconha pode ser prejudicial para o desenvolvimento e função cerebral.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1715
ISSN: 2595-6825
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Elisa Gonzalez Manso - Os efeitos psicológicos encontrados em crianças.pdf280.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.