Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1712
Título: A triangulação de métodos na abordagem da violência contra o idoso: resultados em um núcleo de convivência
Título(s) alternativo(s): Method triangulation in the approach of violence against the elderly: results in a specialized care center
La triangulación de métodos en el enfoque de la violencia contra los mayores: resultados en un núcleo de convivencia
Autor(es): Manso, Maria Elisa Gonzalez
D'Oliveira, Rafaela Ramos
Almeida, Victor Peixoto de
Palavras-chave: Abuso de idosos
Assistência a idosos
Violência doméstica
Data do documento: 2020
Editor: CDRR Editors
Citação: Manso, Maria Elisa Gonzalez, et al. “A triangulação de métodos na abordagem da violência contra o idoso: resultados em um núcleo de convivência”. Research, Society and Development, vol. 9, no 10, setembro de 2020, p. e1409108522–e1409108522. rsdjournal.org, https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8522.
Resumo: O presente estudo avaliou a ocorrência de violência contra pessoas idosas membros de um Núcleo de Convivência de Idosos e a associou a variáveis sociodemográficas e de funcionalidade e saúde. Para tanto, utilizou-se metodologia mista, quali-quantitativa ou triangulação de métodos. Da pesquisa quantitativa esperou-se obter a realidade objetiva, enquanto a profundidade necessária para o entendimento das situações de vivência de violência, serão mostrados pela pesquisa qualitativa. Entrevistou-se 66 idosos, com média e mediana de idade de 75 anos, nos quais os principais tipos de violência evidenciados foram: psicológica, física, financeira e negligência, sendo o principal gênero da vítima o sexo feminino. Dentre os fatores relacionados às vítimas, os idosos com distúrbio de humor, bem como parcialmente dependentes são os que sofrem mais violência. Foi evidenciado que todas os abusos abordados na escala VASS (física, psicológica, financeira e negligência) estiveram presentes nos relatos coletados e se interligavam, demonstrando a simultaneidade de diferentes tipos de violência. A pesquisa ainda concluiu que a falta de informações e a subnotificação das agressões perpetua a violência, enfatizando-se a necessidade de políticas públicas eficientes na proteção do idoso.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1712
ISSN: 2525-3409
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Elisa Gonzalez Manso - A triangulação de métodos na abordagem da violência.pdf369.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.