Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1708
Título: A suplementação de L- citrulina malato na atividade física
Autor(es): Corrêa, Fernanda Ferreira
Dias, Henrique Rizzo Bressan
Farezin, Renan Munhoz
Palavras-chave: Ciências da nutrição
Citrulina
Exercício físico
Malatos
Suplementos nutricionais
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: DIAS, Henrique Rizzo Bressan; FAREZIN, Renan Munhoz. A suplementação de L- citrulina malato na atividade física. São Paulo, 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: INTRODUÇÃO: A utilização de suplementos alimentares no contexto esportivo tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre atletas de diferentes modalidades. A busca por um desempenho físico otimizado e por resultados superiores tem levado muitos praticantes de esportes a recorrer a uma variedade de suplementos como parte integrante de suas rotinas de treinamento e nutrição. Com essa busca incessante de melhoria no esporte, o malato de citrulina tem chamado a atenção devido à sua capacidade de poder aumentar a resistência física, reduzir a fadiga muscular, e aumento da produção energética. OBJETIVO: Avaliar o impacto da L-citrulina-malato na atividade física. MATERIAIS E MÉTODOS: A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas nas bases de dados Lilacs, PubMed e Scielo, utilizando o operador boleano AND para o desenvolvimento da pesquisa. Contém materiais publicados entre os anos de 2012 a 2023, sendo eles, artigos originais, revisão sistemática ou metanálise, nos idiomas português, inglês e espanhol. RESULTADOS: Um estudo randomizado, controlado por placebo, duplo-cego consumindo 8 gramas de citrulina malato, envolvendo doze homens com treinamento em resistência, revelou que a suplementação demonstrou eficácia na mitigação da fadiga durante os exercícios de musculação, leg press e Hack squat. Notavelmente, no exercício de extensão de perna, observou-se uma atenuação da fadiga apenas na quinta série, enquanto as medições de ácido lático não apresentaram diferenças significativas, tanto em repouso quanto após o exercício. Em um estudo subsequente, conduzido com o mesmo rigor metodológico e avaliando doze homens, a influência da suplementação sobre o desempenho no exercício supino com barra não revelou diferenças significativas entre o grupo que recebeu o suplemento e o grupo que recebeu o placebo, quando considerado o número total de repetições realizadas. CONCLUSÃO: Embora existam evidências limitadas em alguns estudos em relação à eficácia da citrulina malato na promoção da síntese de óxido nítrico, melhoria do desempenho atlético e redução da percepção de esforço, os resultados da suplementação aguda com citrulina malato têm demonstrado inconsistências. Isso levanta a necessidade de uma investigação mais aprofundada. Dada a presença de resultados positivos em certos estudos, recomenda-se a condução de testes adicionais para avaliar o impacto de diferentes formas de suplementação de citrulina malato a longo prazo ou em protocolos de carga, bem como a investigação de diferentes momentos de ingestão.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1708
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Renan Munhoz Farezin.pdf427.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.