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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1695
Título: | Impacto do programa educa e nutre como recurso de orientação alimentar para crianças |
Título(s) alternativo(s): | Impact of educa e nutre program as a guidance for children eating habits |
Autor(es): | Passadore, Mariana Doce Leung, Maria do Carmo Azevedo Montesinos, Rafaela Yumi |
Palavras-chave: | Educação alimentar e nutricional Criança Comportamento alimentar |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Sociedade Americana de Nutrição |
Citação: | Doce Passadore, Mariana, et al. “Impacto do programa educa e nutre como recurso de orientação alimentar para crianças”. Advances in Nutritional Sciences, vol. 1, no 1, setembro de 2020, p. 14–20. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.47693/ans.v1i1.12. |
Resumo: | Ações de educação alimentar e nutricional que incentivem a promoção da alimentação saudável para crianças da educação infantil são de extrema importância para a construção de hábitos alimentares na vida adulta e o ambiente escolar é bastante propício às estas ações. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver ações educativas ligadas à alimentação para promoção de hábitos alimentares saudáveis para crianças da educação infantil pertencentes a uma escola privada em São Paulo. Trata-se de um estudo de intervenção com 187 crianças de quatro a seis anos do ensino infantil de uma escola privada em São Paulo. Após aceite e autorização dos pais e/ou responsáveis por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, as crianças participaram de sete atividades lúdicas com alimentos e preparações que incentivaram o maior conhecimento das frutas, verduras e legumes, bem como a promoção de hábitos alimentares saudáveis. De modo geral, as crianças tem bom conhecimento sobre os alimentos, em especial, as frutas. Quanto à aceitação dos alimentos, os legumes apresentaram baixa aceitação enquanto que as frutas foram bem mais aceitas. As atividades práticas parecem aumentar a aceitação de alimentos e preparações com verduras e legumes. Conclui-se, portanto, que as atividades lúdicas propostas foram bem compreendidas e aderidas pelas crianças, que mostraram bastante interesse e participação. Pelos critérios utilizados, avalia-se que houve um impacto positivo no conhecimento dos alimentos e na aceitação dos mesmos. Sugere-se que ações contínuas de educação alimentar e nutricional para crianças devam fazer parte de sua rotina no ambiente escolar. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1695 |
ISSN: | 2675-6625 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
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