Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1680
Título: Quantidades de sódio, carboidratos e gorduras saturadas de refeições congeladas
Autor(es): Silva, Amanda Ferreira da
Bezerra, Andressa Duarte
Rafael, Ingrid Carvalho
Frangella, Vera Silvia
Palavras-chave: Alimentos industrializados
Ingestão de alimentos
Alimentos congelados
Data do documento: 2020
Editor: IBPEFEX - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício
Citação: Silva, Amanda Ferreira da, et al. "Quantidades de sódio, carboidratos e gorduras saturadas de refeições congeladas".Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 14. n. 89. p. 941-954, 2020.
Resumo: Introdução: A transição nutricional, influenciada pelo ritmo de vida moderno, gerou maior consumo de alimentos industrializados, cujos efeitos negativos podem estar associados às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Objetivo: Avaliar as quantidades de sódio, carboidratos e gorduras saturadas de refeições industrializadas, congeladas e comercializadas ‘ready to heat’, frente às recomendações nutricionais. Materiais e Métodos: Estudo observacional, transversal e prospectivo. Avaliaram-se 28 refeições prontas congeladas, de 4 fornecedores diferentes (A, B, C e D), destinadas ao consumo no almoço e/ou jantar, e comercializadas em um hipermercado selecionado pelo levantamento prévio desses estabelecimentos existentes no bairro da Pompéia, município de São Paulo. Coletaram se as informações nutricionais referentes aos nutrientes de interesse, contempladas nos rótulos e disponibilizadas nos sites dos fornecedores dos ‘ready to heat’. Discussão: Há evidências científicas de que os consumos excessivos de: açúcares, gorduras saturadas e sódio, podem contribuir para o desenvolvimento de DCNT (obesidade, hipertensão, dislipidemias, dentre outras). Resultados: 100% da amostra apresentou valores de carboidratos abaixo do preconizado pela literatura para uma refeição. A maioria da amostra (78,6%) apresentou excesso de sódiopara uma única refeição. No fornecedor A se encontrou o valor de 3,6g em uma única refeição, excedendo os dois sachês/ dia indicados para indivíduos sem comorbidades. Apenas o fornecedor B apresentou valores de gorduras saturadas acima do recomendado para indivíduos tanto saudáveis como com dislipidemias. Conclusão: ‘Ready to heat’devem ser consumidos com cautela, necessitando de orientação nutricional e instruções para leitura de rótulos dos alimentos, pois podem contribuir para o desencadeamento ou descompensação clínica das DCNT.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1680
ISSN: 1981-9919
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vera Frangela - QUANTIDADES DE SÓDIO, CARBOIDRATOS.pdf229.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.