Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1667
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pedro, Luciane | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T20:06:41Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T20:06:41Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Pedro, Luciane. “Discussão sobre o envelhecimento como instrumento para educação em saúde no Ensino de História”. História & Ensino, vol. 22, no 2, dezembro de 2016, p. 95. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p95. | en_US |
dc.identifier.issn | 2238-3018 | - |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1667 | - |
dc.description.abstract | A população brasileira alcança índices cada vez mais elevados de idosos. Este fato nos remete à reflexão sobre a importância desse tema nas abordagens de educação em saúde no ensino de História. Considerando-se saúde entendida como um direito humano fundamental e como algo que construímos ao longo de nossa vida, condicionada às condições sociais, econômicas e emocionais que nos acompanharam, o objetivo do presente artigo é apontar questões relativas à importância da discussão sobre o envelhecimento de forma associada à educação para a cidadania. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica sobre o assunto, apoiando-nos na construção das categorias teóricas, saúde e educação para a cidadania, a partir dos referenciais desenvolvidos por Benevides e as propostas pedagógicas libertadoras, cuja construção teórica teve como referência o educador Paulo Freire. A inclusão da temática do envelhecimento como instrumento para Educação em Saúde no ensino de História possibilita pensarmos em indivíduos comprometidos com a sua saúde e da coletividade, bem como, com a afirmação da vida digna para todos e com a edificação de uma sociedade de respeito aos direitos humanos. | en_US |
dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina | en_US |
dc.relation.ispartof | História & ensino, v. 22, n. 2, p. 95-109, 2016 | en_US |
dc.subject | Envelhecimento | en_US |
dc.subject | Educação em saúde | en_US |
dc.subject | Cidadania | en_US |
dc.title | Discussão sobre o envelhecimento como instrumento para educação em saúde no ensino de história | en_US |
dc.title.alternative | Discussion on aging as an instrument for health education in history teaching | en_US |
dc.type | Artigo de Periódico | en_US |
dc.identifier.doi | 10.5433/2238-3018.2016v22n2p95 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciane Pedro - Discussão sobre o envelhecimento.pdf | 409.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.