Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPedro, Lucianeen_US
dc.date.accessioned2024-03-25T20:06:41Z-
dc.date.available2024-03-25T20:06:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPedro, Luciane. “Discussão sobre o envelhecimento como instrumento para educação em saúde no Ensino de História”. História & Ensino, vol. 22, no 2, dezembro de 2016, p. 95. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p95.en_US
dc.identifier.issn2238-3018-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1667-
dc.description.abstractA população brasileira alcança índices cada vez mais elevados de idosos. Este fato nos remete à reflexão sobre a importância desse tema nas abordagens de educação em saúde no ensino de História. Considerando-se saúde entendida como um direito humano fundamental e como algo que construímos ao longo de nossa vida, condicionada às condições sociais, econômicas e emocionais que nos acompanharam, o objetivo do presente artigo é apontar questões relativas à importância da discussão sobre o envelhecimento de forma associada à educação para a cidadania. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica sobre o assunto, apoiando-nos na construção das categorias teóricas, saúde e educação para a cidadania, a partir dos referenciais desenvolvidos por Benevides e as propostas pedagógicas libertadoras, cuja construção teórica teve como referência o educador Paulo Freire. A inclusão da temática do envelhecimento como instrumento para Educação em Saúde no ensino de História possibilita pensarmos em indivíduos comprometidos com a sua saúde e da coletividade, bem como, com a afirmação da vida digna para todos e com a edificação de uma sociedade de respeito aos direitos humanos.en_US
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinaen_US
dc.relation.ispartofHistória & ensino, v. 22, n. 2, p. 95-109, 2016en_US
dc.subjectEnvelhecimentoen_US
dc.subjectEducação em saúdeen_US
dc.subjectCidadaniaen_US
dc.titleDiscussão sobre o envelhecimento como instrumento para educação em saúde no ensino de históriaen_US
dc.title.alternativeDiscussion on aging as an instrument for health education in history teachingen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
dc.identifier.doi10.5433/2238-3018.2016v22n2p95-
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciane Pedro - Discussão sobre o envelhecimento.pdf409.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.