Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCamila Praxedes Mesquitaen_US
dc.contributor.authorLeide de Almeida Praxedesen_US
dc.contributor.authorFábio Mesquita do Nascimentoen_US
dc.date.accessioned2024-03-25T18:52:16Z-
dc.date.available2024-03-25T18:52:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMesquita, Camila Praxedes, et al. “Síndrome de Burnout em estudantes de fisioterapia: revisão sistemática com meta-anális, vol. 4, no 1, 2021, p. 2177–97. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-177.en_US
dc.identifier.issn10.34119/bjhrv4n1-177-
dc.identifier.issn2525-8761-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1662-
dc.description.abstractA síndrome de burnout é um fenômeno de estresse que tem crescido entre profissionais da área da saúde já atuantes no mercado de trabalho e, também, em estudantes de graduação dessa área. Apesar da relevância do tema, o fenômeno no âmbito educacional da Fisioterapia ainda carece de maior detalhamento e divulgação. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática com meta-análise a respeito da síndrome de burnout em estudantes de Fisioterapia. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Lilacs e Medline. Foram incluídas na meta análise seis publicações datadas do período de 1990 a 2019 e que utilizaram o Maslach Burnout Inventory para caracterizar as três dimensões de burnout, a saber “exaustão emocional”, “despersonalização” e “realização pessoal”, em amostras de estudantes de Fisioterapia, e que apresentavam registros dos níveis de intensidade de burnout (baixo, médio e alto). A “exaustão emocional” foi a dimensão cujas distribuições percentuais dos níveis de intensidade se mostraram mais homogêneas na comparação entre os diferentes estudos. Acredita-se, pois, que os parâmetros de “exaustão emocional” tenham captado da melhor forma um perfil de burnout para estudantes de Fisioterapia em diferentes contextos, enquanto a heterogeneidade associada à “despersonalização” e “realização pessoal” possivelmente reflita fenômenos de estresse associados a particularidades de cada âmbito acadêmico. Atributos como carga horária semanal, a incerteza frente ao futuro e o receio de cometer algum erro e prejudicar o paciente estão entre os principais estressores. A implementação de atividades mitigadoras desse estresse acadêmico é discutida.en_US
dc.publisherBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdaen_US
dc.relation.ispartofBrazilian journal of health review, v.4, n.1, p.2177-2197, 2021en_US
dc.subjectEsgotamento profissionalen_US
dc.subjectFisioterapiaen_US
dc.subjectEstresse psicológicoen_US
dc.titleSíndrome de Burnout em estudantes de fisioterapia: revisão sistemática com meta-análiseen_US
dc.title.alternativeBurnout syndrome in physiotherapy students: systematic review with meta-analysisen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEIDE DE ALMEIDA PRAXEDES - Síndrome de burnout em estidantes de fisioterapia.pdf609.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.