Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1662
Título: Síndrome de Burnout em estudantes de fisioterapia: revisão sistemática com meta-análise
Título(s) alternativo(s): Burnout syndrome in physiotherapy students: systematic review with meta-analysis
Autor(es): Camila Praxedes Mesquita
Leide de Almeida Praxedes
Fábio Mesquita do Nascimento
Palavras-chave: Esgotamento profissional
Fisioterapia
Estresse psicológico
Data do documento: 2021
Editor: Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
Citação: Mesquita, Camila Praxedes, et al. “Síndrome de Burnout em estudantes de fisioterapia: revisão sistemática com meta-anális, vol. 4, no 1, 2021, p. 2177–97. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-177.
Resumo: A síndrome de burnout é um fenômeno de estresse que tem crescido entre profissionais da área da saúde já atuantes no mercado de trabalho e, também, em estudantes de graduação dessa área. Apesar da relevância do tema, o fenômeno no âmbito educacional da Fisioterapia ainda carece de maior detalhamento e divulgação. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática com meta-análise a respeito da síndrome de burnout em estudantes de Fisioterapia. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Lilacs e Medline. Foram incluídas na meta análise seis publicações datadas do período de 1990 a 2019 e que utilizaram o Maslach Burnout Inventory para caracterizar as três dimensões de burnout, a saber “exaustão emocional”, “despersonalização” e “realização pessoal”, em amostras de estudantes de Fisioterapia, e que apresentavam registros dos níveis de intensidade de burnout (baixo, médio e alto). A “exaustão emocional” foi a dimensão cujas distribuições percentuais dos níveis de intensidade se mostraram mais homogêneas na comparação entre os diferentes estudos. Acredita-se, pois, que os parâmetros de “exaustão emocional” tenham captado da melhor forma um perfil de burnout para estudantes de Fisioterapia em diferentes contextos, enquanto a heterogeneidade associada à “despersonalização” e “realização pessoal” possivelmente reflita fenômenos de estresse associados a particularidades de cada âmbito acadêmico. Atributos como carga horária semanal, a incerteza frente ao futuro e o receio de cometer algum erro e prejudicar o paciente estão entre os principais estressores. A implementação de atividades mitigadoras desse estresse acadêmico é discutida.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1662
ISSN: 10.34119/bjhrv4n1-177
2525-8761
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEIDE DE ALMEIDA PRAXEDES - Síndrome de burnout em estidantes de fisioterapia.pdf609.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.