Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1653
Título: Abordagem fisioterapêutica da COVID-19 na pediatria: revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): COVID-19 physiotherapeutic approach in pediatrics: literature review
Autor(es): Silva, Mayna Ferreira da
Esperidião, Eliciane Maiara Ferreira
Calegari, Julia Lopes
Almeida, Thais da Silva
Picanço, Patrícia Salerno de Almeida
Barbosa, Renata Cleia Claudino
Lucato, Jeanette Janaina Jaber
Rusu, Joyce Liberali Pekelman
Palavras-chave: Coronavirus
Covid-19
Pediatria
Fisioterapia
Reabilitação
Terapêutica
Data do documento: 2021
Editor: Sociedade Brasileira de Pediatria
Citação: Silva, Mayna, et al. “Abordagem fisioterapêutica da COVID-19 na pediatria: revisão de literatura”. Residência Pediátrica, vol. 11, no 1, 2021. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.25060/residpediatr-2021.v11n1-482.
Resumo: Objetivos: Apresentar as principais características, diagnóstico e abordagem fisioterapêutica de pacientes pediátricos infectados pela COVID-19. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa realizada no período de fevereiro a junho de 2020, referente à abordagem fisioterapêutica em crianças com diagnóstico de COVID-19. A busca foi realizada na base de dados PubMed com os descritores “coronavírus”, “pediatric” e “physiotherapy” cruzados por meio do operador booleano “AND” nos últimos quatro meses. Foram incluídos artigos que abordassem somente o subtipo COVID-19 em pacientes pediátricos e excluídos artigos em duplicidade. Além disso, foi realizado pesquisas em protocolos/artigos do Ministério da Saúde e Associações. Resultados: Foram encontrados 273 artigos na base de dados PubMed, contudo, 25 foram incluídos de acordo com os critérios de seleção determinados previamente, além de 1 artigos/protocolos de associações que também foram inclusos. Conclusões: Foi verificado por meio dessa revisão integrativa que as principais características dos pacientes pediátricos infectados pela COVID-19 são: idade média de acometimento de 7 anos; transmissão por contato direto e/ou indireto com gotículas respiratórias; fisiopatogenia distinta do adulto devido à resposta imunológica diferente; e sintomas leves com um bom prognóstico. O diagnóstico é dado pelo quadro clínico e categorizado pela severidade: assintomática, leve, moderada, grave e gravíssima. Dentre as abordagens propostas destacam-se: oxigenoterapia, ventilação mecânica invasiva, manutenção da cabeceira elevada (30º-45º), posição prona e mobilização precoce.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1653
ISSN: 2236-6814
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jeanette Janaina Jaber - Abordagem fisioterapêutica da COVID-19 na pediatria.pdf748.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.