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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFistarol, Isabela R. B.en_US
dc.contributor.authorBortolotto, Luiz A.en_US
dc.contributor.authorWen, Chao L.en_US
dc.contributor.authorVieira, Margaridaen_US
dc.contributor.authorTsunemi, Miriam H. Tsunemien_US
dc.contributor.authorKowalshi, Ivonete S. G.en_US
dc.contributor.authorLopes, Heno F.en_US
dc.contributor.authorColombo, Fernanda M. Consolimen_US
dc.contributor.authorGuerra, Grazia M.en_US
dc.date.accessioned2024-03-25T12:32:23Z-
dc.date.available2024-03-25T12:32:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRibeiro Braga Fistraol, Isabela, et al. “Influência do ambiente virtual de aprendizado (AVA) na modalidade EaD na adesão terapêutica e no efeito do jaleco branco do hipertenso”. Brazilian Journal of Global Health, vol. 1, no 2, fevereiro de 2021, p. 1–8. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.56242/globalhealth;2021;1;2;1-8.en_US
dc.identifier.issn2763-5368-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1648-
dc.description.abstractOBJETIVO: A hipertensão arterial (HA) é um fator de risco para doenças cardiovasculares e a educação em saúde associada à tecnologia educacio nal pode ser utilizada para a melhoria do comportamento de adesão. Avaliar a influência de estratégia educacional em um programa de orientação individual associando tecnologia educacional no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na modalidade de Ensino a Distancia (EAD) para hipertensos a ser promovido por enfermeiros e verificar o efeito do avental branco e a qualidade de vida em pacientes de um hospital estadual em São Paulo. MÉTODOS Estudo clínico randomizado com Grupo AVA (grupo de estudo, 10 pacientes) e Grupo Controle (16 pacientes). Ambos os grupos participaram de seis consultas com o enfermeiro durante 120 dias com intervalos de 20 dias. No início do estudo (randomização) e no final, foram aplicados os seguintes isntrumentos: Teste de Morisky e o WHOQOL e realizada a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA). Apenas o grupo de estudo teve acesso remoto ao AVA, constituído de seis módulos educacionais específi cos, com liberação a cada encontro. RESULTADOS: Não houve significancia estatísticas entre os dois grupos em relação às variáveis sociodemográficas e hemodinâmicas. Houve sig nificância estatística ao final do estudo entre os grupos no Teste de Morisky (p = 0,001) e no WHOQOL Domínio Social 3 (p = 0,001) favorável ao Grupo AVA. Quanto ao efeito do avental branco não observou redução do fenômeno ao final do estudo. CONCLUSÃO: A estratégia promoveu melhoria no comportamento de adesão no grupo AVA.en_US
dc.publisherUniversidade Santo Amaroen_US
dc.relation.ispartofRevista brasileira de saúde global, v.1 , n. 2, 2021en_US
dc.subjectCooperação e adesão ao tratamentoen_US
dc.subjectHipertensão do jaleco brancoen_US
dc.subjectTecnologia educacionalen_US
dc.subjectEnfermagemen_US
dc.titleA influência do ambiente virtual de aprendizado (AVA) na modalidade EaD na adesão terapeutica e no efeito do jaleco branco do hipertensoen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56242/globalhealth;2021;1;2;1-8.-
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