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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1648
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fistarol, Isabela R. B. | en_US |
dc.contributor.author | Bortolotto, Luiz A. | en_US |
dc.contributor.author | Wen, Chao L. | en_US |
dc.contributor.author | Vieira, Margarida | en_US |
dc.contributor.author | Tsunemi, Miriam H. Tsunemi | en_US |
dc.contributor.author | Kowalshi, Ivonete S. G. | en_US |
dc.contributor.author | Lopes, Heno F. | en_US |
dc.contributor.author | Colombo, Fernanda M. Consolim | en_US |
dc.contributor.author | Guerra, Grazia M. | en_US |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T12:32:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T12:32:23Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Ribeiro Braga Fistraol, Isabela, et al. “Influência do ambiente virtual de aprendizado (AVA) na modalidade EaD na adesão terapêutica e no efeito do jaleco branco do hipertenso”. Brazilian Journal of Global Health, vol. 1, no 2, fevereiro de 2021, p. 1–8. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.56242/globalhealth;2021;1;2;1-8. | en_US |
dc.identifier.issn | 2763-5368 | - |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1648 | - |
dc.description.abstract | OBJETIVO: A hipertensão arterial (HA) é um fator de risco para doenças cardiovasculares e a educação em saúde associada à tecnologia educacio nal pode ser utilizada para a melhoria do comportamento de adesão. Avaliar a influência de estratégia educacional em um programa de orientação individual associando tecnologia educacional no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na modalidade de Ensino a Distancia (EAD) para hipertensos a ser promovido por enfermeiros e verificar o efeito do avental branco e a qualidade de vida em pacientes de um hospital estadual em São Paulo. MÉTODOS Estudo clínico randomizado com Grupo AVA (grupo de estudo, 10 pacientes) e Grupo Controle (16 pacientes). Ambos os grupos participaram de seis consultas com o enfermeiro durante 120 dias com intervalos de 20 dias. No início do estudo (randomização) e no final, foram aplicados os seguintes isntrumentos: Teste de Morisky e o WHOQOL e realizada a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA). Apenas o grupo de estudo teve acesso remoto ao AVA, constituído de seis módulos educacionais específi cos, com liberação a cada encontro. RESULTADOS: Não houve significancia estatísticas entre os dois grupos em relação às variáveis sociodemográficas e hemodinâmicas. Houve sig nificância estatística ao final do estudo entre os grupos no Teste de Morisky (p = 0,001) e no WHOQOL Domínio Social 3 (p = 0,001) favorável ao Grupo AVA. Quanto ao efeito do avental branco não observou redução do fenômeno ao final do estudo. CONCLUSÃO: A estratégia promoveu melhoria no comportamento de adesão no grupo AVA. | en_US |
dc.publisher | Universidade Santo Amaro | en_US |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de saúde global, v.1 , n. 2, 2021 | en_US |
dc.subject | Cooperação e adesão ao tratamento | en_US |
dc.subject | Hipertensão do jaleco branco | en_US |
dc.subject | Tecnologia educacional | en_US |
dc.subject | Enfermagem | en_US |
dc.title | A influência do ambiente virtual de aprendizado (AVA) na modalidade EaD na adesão terapeutica e no efeito do jaleco branco do hipertenso | en_US |
dc.type | Artigo de Periódico | en_US |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.56242/globalhealth;2021;1;2;1-8. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
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