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Título: A influência do ambiente virtual de aprendizado (AVA) na modalidade EaD na adesão terapeutica e no efeito do jaleco branco do hipertenso
Autor(es): Fistarol, Isabela R. B.
Bortolotto, Luiz A.
Wen, Chao L.
Vieira, Margarida
Tsunemi, Miriam H. Tsunemi
Kowalshi, Ivonete S. G.
Lopes, Heno F.
Colombo, Fernanda M. Consolim
Guerra, Grazia M.
Palavras-chave: Cooperação e adesão ao tratamento
Hipertensão do jaleco branco
Tecnologia educacional
Enfermagem
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Santo Amaro
Citação: Ribeiro Braga Fistraol, Isabela, et al. “Influência do ambiente virtual de aprendizado (AVA) na modalidade EaD na adesão terapêutica e no efeito do jaleco branco do hipertenso”. Brazilian Journal of Global Health, vol. 1, no 2, fevereiro de 2021, p. 1–8. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.56242/globalhealth;2021;1;2;1-8.
Resumo: OBJETIVO: A hipertensão arterial (HA) é um fator de risco para doenças cardiovasculares e a educação em saúde associada à tecnologia educacio nal pode ser utilizada para a melhoria do comportamento de adesão. Avaliar a influência de estratégia educacional em um programa de orientação individual associando tecnologia educacional no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na modalidade de Ensino a Distancia (EAD) para hipertensos a ser promovido por enfermeiros e verificar o efeito do avental branco e a qualidade de vida em pacientes de um hospital estadual em São Paulo. MÉTODOS Estudo clínico randomizado com Grupo AVA (grupo de estudo, 10 pacientes) e Grupo Controle (16 pacientes). Ambos os grupos participaram de seis consultas com o enfermeiro durante 120 dias com intervalos de 20 dias. No início do estudo (randomização) e no final, foram aplicados os seguintes isntrumentos: Teste de Morisky e o WHOQOL e realizada a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA). Apenas o grupo de estudo teve acesso remoto ao AVA, constituído de seis módulos educacionais específi cos, com liberação a cada encontro. RESULTADOS: Não houve significancia estatísticas entre os dois grupos em relação às variáveis sociodemográficas e hemodinâmicas. Houve sig nificância estatística ao final do estudo entre os grupos no Teste de Morisky (p = 0,001) e no WHOQOL Domínio Social 3 (p = 0,001) favorável ao Grupo AVA. Quanto ao efeito do avental branco não observou redução do fenômeno ao final do estudo. CONCLUSÃO: A estratégia promoveu melhoria no comportamento de adesão no grupo AVA.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1648
ISSN: 2763-5368
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