Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1622
Título: Fatores relacionados ao risco de perfusão renal ineficaz entre idosos internados em UTI
Autor(es): Montanari, Lilian Amaral
Consoli, Wendy Peraçoli
Reis, Heloisa Maria Jorviguinoviti dos
Gomes, Jéssica Albuquerque
D'Arco, Cláudia
Ferrari, Carla Maria Maluf
Palavras-chave: Insuficiência renal
Unidades de terapia intensiva
Idoso
Data do documento: 2019
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: Montanari, Lilian Amaral, et al. “Fatores relacionados ao risco de perfusão renal ineficaz entre idosos internados em UTI”. O Mundo da Saúde, vol. 43, no 3, setembro de 2019, p. 544–65. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.15343/0104-7809.20194303544565.
Resumo: A lesão renal aguda (LRA) é definida como uma síndrome caracterizada pela perda da função dos rins, de maneira súbita e potencialmente reversível, provocando acúmulo de substâncias nitrogenadas (ureia e creatinina). O objetivo desse estudo foi identificar os fatores relacionados ao risco de perfusão renal ineficaz, evidenciando associações com as características clínicas e terapêuticas. Estudo retrospectivo, transversal, com análise descritiva e correlacional, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral, de adultos, situada em um hospital privado de grande porte. A amostra foi por conveniência foi composta por 288 pacientes. Foram incluídos todos os prontuários de pacientes idosos que estiveram internados na UTI no período compreendido de novembro de 2016 a janeiro de 2017, independente do seu diagnóstico clínico. Para analisar estatisticamente a relação entre as covariáveis e a mudança dos valores séricos de ureia e creatinina de admissão e de alta da UTI foram utilizados os testes ANOVA e Qui-Quadrado. Entre os pacientes idosos internados, concentraram-se indivíduos com idade entre 60 e 89 anos e eram, em sua maioria, do sexo feminino. Quanto ao perfil epidemiológico, apresentavam em maior número as comorbidades diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Nota-se que os idosos foram expostos a muitos fatores de risco para LRA durante a internação. As covariáveis que apresentaram resultados estatisticamente significantes ao serem relacionadas com a mudança dos valores de ureia de admissão e de alta da UTI foram o gênero, a idade, nefropatias pré-existentes, HAS, DM e neoplasias. Já quando a comparação foi realizada entre as covariáveis e a mudança de valores de creatinina, tiveram resultados significantes somente os agravos da saúde, representados pelo HAS, DM, ICC e as neoplasias. Neste contexto, é fundamental que o enfermeiro identifique e planeje adequadamente a assistência diante da presença dos fatores de risco para o desenvolvimento da LRA.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1622
ISSN: 0104-7809
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Maria Maluf - Fatores relacionados ao risco de perfusão.pdf299.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.