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dc.contributor.authorMello, Ana Paula de Queirozen_US
dc.date.accessioned2024-03-20T18:15:27Z-
dc.date.available2024-03-20T18:15:27Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMello, Ana Paula de Queiroz. “EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS, GUIADA POR APLICATIVO”. Revista Ciência Plural, vol. 8, no 3, outubro de 2022, p. 1–25. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n3ID27950.en_US
dc.identifier.issn2446-7286-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1615-
dc.description.abstractIntrodução: A formação dos hábitos alimentares ocorre, principalmente, nos primeiros anos de vida. Nesse período, recomenda-se o aleitamento materno e a introdução de alimentos adequados. Esses fatores associados a um estilo de vida saudável são importantes para a prevenção da obesidade infantil. Para que essas informações cheguem ao público-alvo e para que o processo de Educação Alimentar e Nutricional seja mais eficaz, recursos tecnológicos são cada vez mais importantes. Objetivo: O objetivo foi elaborar o design instrucional do aplicativo AlimentAR, usando Realidade Aumentada, direcionado para Educação Alimentar e Nutricional com crianças de até dois anos. Metodologia: A metodologia utilizada para o conceito de design instrucional seguiu cinco etapas: Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. A etapa de análise incluiu diagnóstico situacional e/ou identificação de problemas que necessitam de intervenção. No processo de design, o foco estava na estrutura e nos objetivos educacionais. No desenvolvimento, ocorreu seleção de conteúdo, formatação, elaboração de recursos didáticos e storyboard (esboço sequencial de desenhos). As etapas de implementação e avaliação serão tratadas em estudo posterior. Resultados: Neste sentido, o design instrucional foi desenvolvido de forma sistemática seguindo metodologia proposta. O produto prevê projeção de imagens de alimentos usando Realidade Aumentada, de acordo com necessidade nutricional da criança, considerando o Guia Alimentar para Crianças até 2 anos e a Ficha de Marcador de Consumo Alimentar para crianças até seis meses e crianças de seis a 23 meses. Conclusões: Conclui-se que a utilização da Realidade Aumentada associada à abordagem transdisciplinar pode ser uma possível estratégia para a elaboração de instrumento de Educação Alimentar e Nutricional com foco na formação de hábitos alimentares saudáveis e prevenção da obesidade infantil.en_US
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Norteen_US
dc.relation.ispartofRevista Ciência plural, v.8, n.3, 2022en_US
dc.subjectRealidade aumentadaen_US
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalen_US
dc.subjectCriançaen_US
dc.titleEducação alimentar e nutricional para crianças, guiada por aplicativoen_US
dc.title.alternativeFood and nutrition education for children, app-guideden_US
dc.title.alternativeEducación alimentaria y nutricional para niños, guiada por appen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n3ID27950-
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