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dc.contributor.authorGarzin, Ana Claudia Alcântaraen_US
dc.contributor.authorMelleiro, Marta Mariaen_US
dc.date.accessioned2024-03-20T14:54:16Z-
dc.date.available2024-03-20T14:54:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGarzin, Ana Claudia Alcântara, e Marta Maria Melleiro. “<b>Segurança do paciente na formação dos profissionais de saúde/Safety in the training of health professionals<b>”. Ciência, Cuidado e Saúde, vol. 18, no 4, agosto de 2019. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v18i4.45780.en_US
dc.identifier.issn1984-7513-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1612-
dc.description.abstractObjetivo: Compreender a percepção de discentes de graduação de uma instituição de ensino superior acerca do ensino da temática segurança do paciente. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida entre agosto e outubro de 2016, com discentes de graduação dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Terapia ocupacional e Biomedicina, por meio de entrevista semiestruturada. Resultados:Participaram 21 discentes e a partir da análise de conteúdo foram elencadas sete categorias temáticas: Inserção da temática segurança do paciente durante a formação acadêmica; Falibilidade humana e o aprendizado acerca dos riscos e erros assistenciais; Atuação da equipe de saúde e a inclusão do paciente como parceiro nastomadas de decisão; Sistemas organizacionais e sua interface com a qualidade assistencial; Protocolos como ferramentas para segurança do paciente; Segurança e qualidade como elementos fundamentais na cadeia medicamentosa; Abordando a temática segurança do paciente: estratégias e metodologias de ensino. Considerações finais: Os discentes percebem o ensino sobre a segurança do paciente, todavia, foi constatada a necessidade da abordagem formal e equitativa de conteúdo acerca do tema no decorrer da formação, por meio de estratégias interdisciplinares, bem como a pertinência de sensibilizar os docentes para integrar essa temática nas unidades curriculares.en_US
dc.publisherEditora da Universidade Estadual de Maringáen_US
dc.relation.ispartofCiência, cuidado e saúde, v.18, n.4, 2019en_US
dc.subjectSegurança do pacienteen_US
dc.subjectQualidade da assistência à saúdeen_US
dc.subjectEducação superioren_US
dc.subjectCurrículoen_US
dc.subjectEquipe de assistência ao pacienteen_US
dc.titleSegurança do paciente na formação dos profissionais de saúdeen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
dc.identifier.doi10.4025/cienccuidsaude.v18i4.45780-
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