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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1612
Título: | Segurança do paciente na formação dos profissionais de saúde |
Autor(es): | Garzin, Ana Claudia Alcântara Melleiro, Marta Maria |
Palavras-chave: | Segurança do paciente Qualidade da assistência à saúde Educação superior Currículo Equipe de assistência ao paciente |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Editora da Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | Garzin, Ana Claudia Alcântara, e Marta Maria Melleiro. “<b>Segurança do paciente na formação dos profissionais de saúde/Safety in the training of health professionals<b>”. Ciência, Cuidado e Saúde, vol. 18, no 4, agosto de 2019. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v18i4.45780. |
Resumo: | Objetivo: Compreender a percepção de discentes de graduação de uma instituição de ensino superior acerca do ensino da temática segurança do paciente. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida entre agosto e outubro de 2016, com discentes de graduação dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Terapia ocupacional e Biomedicina, por meio de entrevista semiestruturada. Resultados:Participaram 21 discentes e a partir da análise de conteúdo foram elencadas sete categorias temáticas: Inserção da temática segurança do paciente durante a formação acadêmica; Falibilidade humana e o aprendizado acerca dos riscos e erros assistenciais; Atuação da equipe de saúde e a inclusão do paciente como parceiro nastomadas de decisão; Sistemas organizacionais e sua interface com a qualidade assistencial; Protocolos como ferramentas para segurança do paciente; Segurança e qualidade como elementos fundamentais na cadeia medicamentosa; Abordando a temática segurança do paciente: estratégias e metodologias de ensino. Considerações finais: Os discentes percebem o ensino sobre a segurança do paciente, todavia, foi constatada a necessidade da abordagem formal e equitativa de conteúdo acerca do tema no decorrer da formação, por meio de estratégias interdisciplinares, bem como a pertinência de sensibilizar os docentes para integrar essa temática nas unidades curriculares. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1612 |
ISSN: | 1984-7513 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
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