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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Ariana Galhardien_US
dc.contributor.authorGanen, Aline de Pianoen_US
dc.contributor.authorLodi, Aline Sinhorinien_US
dc.contributor.authorAlvarenga, Marle dos Santosen_US
dc.date.accessioned2024-03-20T14:09:16Z-
dc.date.available2024-03-20T14:09:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLira, Ariana Galhardi, et al. “Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras”. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol. 66, no 3, setembro de 2017, p. 164–71. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1590/0047-2085000000166.en_US
dc.identifier.issn0047-2085-
dc.identifier.issn0104-7809-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1609-
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar relações entre a influência da mídia e o uso de redes sociais na imagem corporal (IC) de adolescentes do sexo feminino. Métodos: Estudo transversal realizado com meninas adolescentes estudantes de escola pública e de uma organização não governamental da capital e do interior de São Paulo. Além de variáveis sociodemográficas e antropométricas, a avaliação da (IC) foi realizada pela Escala de Silhuetas Brasileiras. A influência da mídia foi avaliada pela subescala 1 de internalização geral da Escala de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência (SATAQ-3). Por fim, foram aplicadas perguntas sobre a frequência de acesso às mídias sociais e possível influência delas na IC. Resultados: Participaram 212 meninas (14,8; DP 1,69 anos), sendo a maioria eutrófica (65,1%), pertencentes às classes sociais D e E, com escolaridade materna correspondente ao ensino médio completo; 85,8% estavam insatisfeitas com a IC; a maioria desejava uma silhueta menor. As meninas que escolheram figuras menores como desejadas apresentaram valores superiores na SATAQ-3 (p < 0,001). O acesso diário maior de 10 vezes ao dia ao Facebook e Instagram aumentou a chance de insatisfação em 6,57 e 4,47 vezes, respectivamente. Conclusão: As mídias, incluindo as redes sociais, estão associadas à insatisfação da IC de meninas adolescentesen_US
dc.publisherInstituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiroen_US
dc.relation.ispartofJornal Brasileiro de Psiquiatria, v.66, n.3, p. 164-71, 2017en_US
dc.subjectMídias sociaisen_US
dc.subjectImagem corporalen_US
dc.subjectAdolescenteen_US
dc.subjectRede socialen_US
dc.titleUso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileirasen_US
dc.title.alternativeSocial media consume, media influence and body dissatisfaction among Brazilian female adolescentsen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
dc.identifier.doi10.1590/0047-2085000000166-
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