Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1609
Título: Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras
Título(s) alternativo(s): Social media consume, media influence and body dissatisfaction among Brazilian female adolescents
Autor(es): Lira, Ariana Galhardi
Ganen, Aline de Piano
Lodi, Aline Sinhorini
Alvarenga, Marle dos Santos
Palavras-chave: Mídias sociais
Imagem corporal
Adolescente
Rede social
Data do documento: 2017
Editor: Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Citação: Lira, Ariana Galhardi, et al. “Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras”. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol. 66, no 3, setembro de 2017, p. 164–71. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1590/0047-2085000000166.
Resumo: Objetivo: Avaliar relações entre a influência da mídia e o uso de redes sociais na imagem corporal (IC) de adolescentes do sexo feminino. Métodos: Estudo transversal realizado com meninas adolescentes estudantes de escola pública e de uma organização não governamental da capital e do interior de São Paulo. Além de variáveis sociodemográficas e antropométricas, a avaliação da (IC) foi realizada pela Escala de Silhuetas Brasileiras. A influência da mídia foi avaliada pela subescala 1 de internalização geral da Escala de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência (SATAQ-3). Por fim, foram aplicadas perguntas sobre a frequência de acesso às mídias sociais e possível influência delas na IC. Resultados: Participaram 212 meninas (14,8; DP 1,69 anos), sendo a maioria eutrófica (65,1%), pertencentes às classes sociais D e E, com escolaridade materna correspondente ao ensino médio completo; 85,8% estavam insatisfeitas com a IC; a maioria desejava uma silhueta menor. As meninas que escolheram figuras menores como desejadas apresentaram valores superiores na SATAQ-3 (p < 0,001). O acesso diário maior de 10 vezes ao dia ao Facebook e Instagram aumentou a chance de insatisfação em 6,57 e 4,47 vezes, respectivamente. Conclusão: As mídias, incluindo as redes sociais, estão associadas à insatisfação da IC de meninas adolescentes
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1609
ISSN: 0047-2085
0104-7809
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline de Piano - Uso de redes sociais, influência da mídia.pdf116.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.