Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1589
Título: Análise molecular do Δ-9-Tetrahidrocanabinol, canabidiol e canabigerol frente aos métodos clássicos de terapêutica em glioblastoma
Autor(es): Estrela, Heder Frank Gianotto
Maekawa, Ricardo Soei
Palavras-chave: Canabidiol
Dronabinol
Glioblastoma
Neoplasias
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: MAEKAWA, Ricardo Soei. Análise molecular do -9-Tetrahidrocanabinol, canabidiol e canabigerol frente aos métodos clássicos de terapêutica em glioblastoma. São Paulo, 2023. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento e multiplicação celular descontrolado, que geram massas tumorais anormais. É uma das mais comuns causas de mortalidade no mundo atual, sendo o glioblastoma (GBM) um dos tipos de câncer mais agressivos entre os tumores cerebrais primários, é caracterizado pela alta proliferação celular e angiogênese, que ocasiona em um crescimento tumoral rápido e, com isso, a necrose. Os métodos terapêuticos atuais se consistem em radioterapia, quimioterapia com agente alquilante de DNA e ressecção cirúrgica, porém em mais de 95% dos casos, os pacientes morrem dentro de 5 anos após o diagnóstico. Existe, então, a necessidade do desenvolvimento de uma nova abordagem terapêutica para GBM. É visto que as células tumorais de GBM secretam grande quantidade de recepetores canabinóides e com isso existe a hipótese de que os canabinóides (canabidiol, canabigerol e o ?-9- tetrahidrocanabinol) com suas funções antitumorais podem vir a ser utilizados como estratégia alternativa na terapêutica do GBM, logo, o atual estudo objetiva analisar os parâmetros fisiopatológicos do GBM, farmacológicos e toxicológicos da terapia com canabinóides frente ao GBM através de predições in silico e docking molecular. De fato, os canabinóides apresentaram uma especificidade maior em comparação aos métodos terapêuticos tradicionais e níveis de toxicidade mais baixos em comparação com os métodos tradicionais de terapia em GBM, logo são esperados menos eventos adversos oriundos desta terapia, porém é notável a necessidade de estudos clínicos a fim de avaliar com amplitude os efeitos a longo prazo desta terapia proposta.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1589
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ricardo Soei Maekawa..pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.