Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1585
Título: O cuidado de enfermagem diante do aspecto emocional mais prevalente na mulher em processo de fertilização in vitro
Autor(es): Terrazas, Caroline
Amaral, Michaele Xavier
Zanini, Nathalia Bongiovanni
Bandeira, Pietra Palassi
Palavras-chave: Direitos sexuais e reprodutivos
Fertilização in vitro
Planejamento de assistência ao paciente
Saúde da mulher
Saúde mental
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: AMARAL, Michaele Xavier; ZANINI, Nathalia Bongiovanni; BANDEIRA, Pietra Palassi. O cuidado de enfermagem diante do aspecto emocional mais prevalente na mulher em processo de fertilização in vitro. São Paulo, 2023. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: Introdução: A infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo que se caracteriza pela incapacidade de estabelecer uma gravidez após 12 meses de relação sexual desprotegida. Conforme a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (RHA), no Brasil, cerca de 8 milhões de indivíduos podem ser inférteis. O diagnóstico de infertilidade pode causar um impacto emocional à mulher, provocando desfechos psicológicos, em busca de alguns tratamentos, encontra-se uma esperança na Fertilização in vitro (FIV), uma técnica que exige muito cuidado por parte dos profissionais da saúde e que tem crescido de maneira ascendente. No contexto da arte do cuidar, a enfermagem desempenha um papel de suma importância na RHA, focado em realizar uma assistência humanizada e equitativa para as mulheres inférteis, compreender suas demandas e auxiliar a alcançarem seu objetivo. Objetivo: Identificar o sentimento mais prevalente das mulheres durante o processo de FIV e que tiveram como sucesso a gravidez, elucidando assim, conhecimentos presentes na literatura e na pesquisa de campo referente sobre o papel da enfermagem no suporte emocional desse público-alvo. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem mista quantitativa do tipo exploratória e descritiva. Realizada em uma clínica particular de Ginecologia e Obstetrícia com especialização em RHA, localizada na capital de São Paulo. Tendo como perfil mulheres que foram submetidas a FIV e ao fim do tratamento, engravidaram. Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário on-line, disponibilizado na plataforma stificativa: Por meio desta pesquisa, foi possível compreender e identificar o principal aspecto emocional vivenciado por mulheres que passaram pela FIV, com o intuito de basear o cuidado da enfermagem. Resultado: A amostra foi composta por 100 participantes, conforme os dados recolhidos da pesquisa de campo realizada na instituição coparticipante, durante os meses de maio a julho de 2023. Discussão: Segundo a pesquisa fora identificado que a ansiedade é o sentimento mais prevalente nas mulheres submetidas à FIV. Compreende-se que existem inúmeros fatores influenciadores que estão relacionado a propagação do sentimento de ansiedade, como por exemplo, idade da mulher, número de tentativas e o uso das medicações hormonais, com isso o papel da enfermagem emerge-se em ter um olhar holístico, minucioso através do acolhimento, que inclui o uso da escuta ativa, terapêutica, instrumentalização por meio de taxonomias que tenciona a oferta de um atendimento de qualidade. Conclusão: O objetivo proposto foi concluído através da identificação do principal sentimento e da importância da enfermagem na atuação direta para com essas mulheres, a fim de promover uma melhor assistência e reduzir os sofrimentos emocionais causado pela FIV, entretanto observa-se carência de artigos que abordem sobre esta temática.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1585
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Michaele Xavier Amaral.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.