Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1583
Título: Characterization of adolescents’ diet with the Dietary Guidelines for the Brazilian Population
Título(s) alternativo(s): Caracterização da alimentação de adolescentes segundo o Guia Alimentar para População Brasileira
Autor(es): Nicolau, Denise Almeida
Castro, Adriana Garcia Peloggia de
Palavras-chave: Adolescente
Comportamento alimentar
Guias alimentares
Data do documento: 2018
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: DE ALMEIDA NICOLAU, Denise; GARCIA PELOGGIA DE CASTRO, Adriana. Characterization of adolescents’ diet with the dietary guidelines for the brazilian population. O Mundo da Saúde, v. 42, n. 1, p. 98–122, 2018.
Resumo: A adolescencia é caracterizada pelo período de transição entre a infância e a fase adulta. A avaliação dos hábitos alimentares nesta fase tem sua importância evidenciada, pois serve como base para implantação de políticas para prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis. O objetivo desse estudo foi caracterizar a alimentação de estudantes adolescentes de duas escolas técnicas da zona leste do município de São Paulo de acordo com o Guia Alimentar para População Brasileira. Foram convidados todos os alunos ingressantes de 2017, de ambos os sexos, com até 19 anos, matriculados no primeiro ano de todos os Cursos Técnico Integrado ao Médio. Trata-se de um estudo de transversal com uma amostra total de 111 estudantes. A pesquisa foi realizada por meio de questionário online estruturado pelo pesquisador, desenvolvido com base nos 10 passos para uma alimentação saudável do Guia Alimentar. Observando os hábitos comportamentais ligados a alimentação verificou-se que dentre as principais refeições, a mais negligenciada pelos adolescentes foi o café da-manhã, pois era omitida por cerca de 1 em cada 4 dos estudantes. A maioria dos adolescentes ingere menos de 1 litro de água por dia, não ingere alimentos integrais e ingere frequentemente arroz e feijão, leite e derivados, frutas, doces e produtos ultraprocessados. A alimentação desse grupo ainda não está em consonância com as recomendações do Guia Alimentar, por isso um trabalho de educação alimentar e nutricional voltado a divulgação de recomendações baseadas nesse instrumento é importante para adoção de práticas alimentares mais saudáveis.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1583
ISSN: 0104-7809
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Garcia Peloggia.pdf391.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.