Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1582
Título: Benefícios da aromaterapia para a mulher em trabalho de parto
Autor(es): Oliveira, Léa Dolores Reganhan de
Ramos, Laura Maria Martelli
Leitão, Nathalia Scola
Palavras-chave: Aromaterapia
Empatia
Humanização da assistência
Trabalho de parto
Data do documento: 2023
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: RAMOS, Laura Maria Martelli; LEITÃO, Nathalia Scola. Benefícios da aromaterapia para a mulher em trabalho de parto. São Paulo, 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2023.
Resumo: Introdução: A gravidez é um momento de importantes remodelações e transições na vida da gestante e nos papéis que ela exerce. A OMS, destaca que o modelo de atenção ao parto normal deve ser assumido de forma humanizada visando a promoção do conforto e segurança da mulher. A EO participa da parte humanizada da assistência, fazendo com que sejam empregadas as tecnologias do cuidado, evitando assim que intervenções desnecessárias ocorram. Pode-se destacar como uma tecnologia, a aromaterapia, que é utilizada para o alívio da dor no TP. Entretanto, seu uso na assistência obstétrica brasileira, ainda é escasso, porém atualmente, essa prática vem ganhando um maior espaço no cenário da medicina atual. Objetivo: Este estudo teve como objetivo evidenciar os benefícios do uso da aromaterapia para alívio da dor da mulher em trabalho de parto. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, que buscou responder à pergunta norteadora: “O uso da aromaterapia proporciona benefícios para a mulher no trabalho de parto?” Realizaram-se as seguintes etapas para o desenvolvimento do estudo: Delineamento do estudo; Identificação do problema e elaboração da pergunta norteadora; Busca da literatura; Coleta e seleção de dados; Análise crítica dos dados incluídos; Interpretação e discussão dos resultados. A coleta de dados ocorreu entre março e abril de 2023, nas bases de dados BDEnf, PUBMED e LILACS. Resultados: A amostra do estudo foi composta por 8 estudos que foram agrupados em quatro categorias: Evolução do cenário do parto e nascimento, o papel da enfermagem na promoção do alívio da dor no trabalho de parto, uso da aromaterapia aplicada para alívio da dor no parto e benefícios da aromaterapia. Discussão: Constatou-se que: o uso da aromaterapia proporciona benefícios para a mulher no trabalho de parto, principalmente relacionados ao relaxamento e um cuidado humanizado com a parturiente, permitindo atenuar a dor, a ansiedade e o medo, além disso foi possível destacar a importância do enfermeiro na implementação dessa prática, atuando como figura central na assistência a mulher. Conclusão: Com base nas evidências disponíveis na literatura analisada e incluída neste estudo, é possível concluir que a aromaterapia possui diversos benefícios à mulher em trabalho de parto. Além disso, embora ainda haja dificuldades relacionadas à utilização, a aromaterapia é enquadrada como uma das práticas complementares e integrativas do SUS.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1582
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laura Maria Martelli Ramos.pdf397.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.