Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1580
Título: Perception of undergraduate nutrition students of the application of standardized nutrition diagnosis proposed by the Brazilian Nutrition Association during Clinical Nutrition internship
Título(s) alternativo(s): Percepção de acadêmicos do curso de graduação em nutrição na aplicação do diagnóstico de nutrição padronizado proposto pela Associação Brasileira de Nutrição durante o estágio supervisionado em Nutrição Clínic
Autor(es): Guimarães, Andrea Fraga
Castro, Adriana Garcia Peloggia de
Palavras-chave: Diagnóstico
Ciências da nutrição
Pesquisa qualitativa
Data do documento: 2019
Editor: Demetra: alimentação, nutrição & saúde
Citação: GUIMARÃES, Andréa Fraga ; CASTRO, Adriana Garcia Peloggia de. Perception of undergraduate nutrition students of the application of standardized nutrition diagnosis proposed by the Brazilian Nutrition Association during clinical nutrition internship. Demetra, Rio de Janeiro, v.14, p. 1-13, 2019
Resumo: A Associação Brasileira de Nutrição, em seu Manual Orientativo de Sistematização do Cuidado de Nutrição, recomenda o uso do diagnóstico de nutrição padronizado proposto pela Academy of Nutrition and Dietetics. Nessa proposta, o diagnóstico de nutrição deve ser composto pela redação padronizada do denominado “PEI”, “Problema, Etiologia e Indicadores”, em que um Problema está “relacionado a” uma Etiologia e é “evidenciado por” Indicadores nutricionais e representa uma forma nova e diferente de registro do diagnóstico realizado por nutricionistas. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de acadêmicos do curso de graduação em Nutrição sobre a aplicação da padronização do diagnóstico de nutrição no estágio supervisionado em Nutrição Clínica de uma instituição de ensino superior. Foram entrevistados 30 estudantes com base em um roteiro semiestruturado e os dados analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise da transcrição das entrevistas permitiu identificar quatro ideias centrais, das quais duas representavam barreiras: dificuldade na redação do PEI com terminologia padronizada e desconhecimento do diagnóstico de nutrição padronizado pelos preceptores de estágio. As duas vantagens identificadas foram: auxilia no planejamento da assistência nutricional e favorece a comunicação entre nutricionistas e demais profissionais. Assim, na percepção dos estudantes entrevistados, a aplicação do diagnóstico de nutrição padronizado sugerido pela Associação Brasileira de Nutrição pode melhorar a assistência nutricional e a comunicação interprofissional, embora a redação e a operacionalização sejam complexas. Espera-se sua disseminação entre os nutricionistas brasileiros, para que se possa discutir o assunto para futura implantação.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/1580
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Garcia Peloggia - Perception of undergraduate.pdf202.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.